calendar_month
20/02/2015

Professores da rede pública são capacitados para atuar no projeto \"Conte até 10 nas Escolas\"


Flávio Herculano


Professores da rede estadual de ensino serão capacitados, a partir de segunda-feira, 23, para difundir uma cultura de paz entre os estudantes das escolas públicas, como parte do projeto "Conte até 10 nas Escolas", iniciativa nacional desenvolvida no Tocantins pelo Ministério Público Estadual (MPE) e instituições parceiras.


Durante a capacitação, que ocorre na modalidade telepresencial, os professores receberão as orientações necessárias para que possam trabalhar em sala de aula a cartilha do projeto "Conte até 10 nas Escolas". O material aborda assuntos como direitos e deveres dos adolescentes, violência nas escolas, bullying e cultura de paz e respeito nas escolas.


O material didático destinado à capacitação dos professores foi elaborado pelo Ministério Público Estadual, com apoio do Tribunal de Justiça. Cerca de 120 professores participarão da atividade.


Esta é a segunda etapa da capacitação. Entre 15 de setembro e 3 de novembro de 2014, ocorreu a primeira etapa, envolvendo 30 professores.


Projeto

O projeto "Conte até 10 nas Escolas" destina-se a educar adolescentes e jovens para uma cultura de paz. Tem como público-alvo os estudantes do ensino médio por ser voltado a conscientizar os adultos do amanhã, despertando neles a reflexão para uma vida em sociedade mais segura e civilizada. Outra razão são as estatísticas de violência relacionadas à juventude. De acordo com o "Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude no País", os homicídios correspondem a 39,3% das mortes ocorridas entre a população jovem brasileira. Em outras faixas etárias, os homicídios respondem por 3% dos óbitos.

O "Conte até 10 nas Escolas" é uma realização do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem como um de seus gestores no Estado o Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra.