Colégio de Procuradores regulamenta eleição para a coordenação do Cesaf
Flávio Herculano
Na primeira sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do ano de 2015, realizada nesta terça-feira, 3, foi regulamentada a eleição para coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), que ocorrerá este mês. Segundo foi definido, os Procuradores e Promotores de Justiça interessados em concorrer deverão se inscrever nos próximos dias 11, 12 e 13. A eleição acontecerá dia 23, às 14h, em sessão extraordinária do Colégio.
Ao abrir a primeira sessão do ano, o Procurador-Geral de Justiça e presidente do Colegiado, Clenan Renaut de Melo Pereira, falou das dificuldades orçamentárias e financeiras que a Instituição deve enfrentar ao longo de sua gestão, especialmente neste primeiro ano, em virtude da crise administrativa que envolve o Tocantins e o Brasil. "Apesar desse cenário, estamos conseguindo honrar todos os nossos compromissos", frisou.
Em decorrência do momento de adversidade, o PGJ pediu que seja fortalecido o espírito de união entre a classe ministerial. Ele também se comprometeu a realizar todos os esforços necessários para que o Ministério Público mantenha sua autonomia perante os demais poderes e consiga corresponder ao que a sociedade espera da instituição, enquanto guardiã das leis. "Estamos lutando por um orçamento digno, para que o Ministério Público Estadual possa manter sua grandeza e seu respeito", disse o Procurador-Geral de Justiça.
Honraria
Durante a sessão do Colégio de Procuradores, Clenan Renaut de Melo Pereira repassou aos demais colegas do Pleno a insígnia "Girassóis do Tocantins", concedida pelo Poder Executivo. O ato que destina a honraria aos 12 Procuradores de Justiça do Estado é de 29 de março de 2014, assinado pelo então governador Siqueira Campos.