Membros do MPE são condecorados com a medalha Jubileu de Prata
Denise Soares
Pelos trabalhos relevantes prestados ao Judiciário tocantinense, o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, e a ex-Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, foram homenageados, na tarde desta sexta-feira, 23, no pleno do Tribunal de Justiça do Estado, com a outorga da Medalha Jubileu de Prata.
A condecoração, comemorativa aos 25 anos do Poder Judiciário no Tocantins, foi instituída em 2014, sendo destinada a prestigiar 200 autoridades e personalidades que ajudaram a consolidar a Justiça no Estado.
Na ocasião, a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, destacou a importância do momento e lembrou, principalmente, daqueles que abriram mão de carreiras exitosas em outros estados da Federação para ajudar a implantar e consolidar a Justiça no Tocantins. "Não poderia encerrar esta gestão sem homenagear, de forma institucional e até mesmo pessoal, personalidades que contribuíram para o sucesso das ações empreendidas nos últimos dois anos. Autoridades detentoras de incontestáveis méritos na consolidação desta Capital, deste Estado e na democratização da Justiça tocantinense", afirmou a presidente do TJTO em seu discurso.
Clenan Renaut de Melo disse se sentir engrandecido pela condecoração e por ter acompanhado todo o crescimento do poder Judiciário. "Tive a honra de fazer parte desta história enquanto integrante do Ministério Público nestes 25 anos. Fico mais feliz ainda porque na época da instalação da Corte, no ano de 1989, dei minha contribuição como assessor jurídico do então presidente do Tribunal de Justiça", pontuou.
Também homenageada, a ex-Procurador-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha, enfatizou que o reconhecimento nunca foi seu objetivo, mas que isso faz com que tenha vontade de continuar atuando ainda por muito tempo na carreira ministerial. "A gente tem oportunidade de refletir e fazer um regresso. É muito prazeroso poder vivenciar isso junto com colegas com os quais eu vi tudo começar", avaliou.
Homenageados
Na ocasião, também foram agraciados com a honraria a Diretora do Foro da Justiça Federal, Juíza Federal Denise Dias Dutra Drumond; o Defensor Público Geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorim; a Corregedora da Defensoria Pública Estadual, Estellamaris Postal; o Prefeito de Palmas, Carlos Amastha; a Desembargadora Dalva Magalhães (in memoriam), representada pela filha Vera Magalhães; os juízes aposentados Divino Guimarães e Sândalo Bueno, além de 27 juízes do Tocantins.