calendar_month
16/12/2014

Primeira Turma do Curso Conte até 10 nas Escolas supera expectativas

Ascom/Esmat-TO

Aconteceu, no período de 15 de setembro a 3 de novembro do corrente ano, o curso Conte Até 10 nas Escolas, uma iniciativa do Ministério Público Estadual (MP-TO) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Tocantins.


A primeira turma do curso foi realizada para um público de trinta e seis alunos, professores da rede estadual de educação do Estado do Tocantins, distribuídos nas cidades de Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Sandolândia, Oliveira de Fátima, Dianópolis, Colmeia, Araguatins, Itacajá, Colinas do Tocantins, Combinado, Palmas, Porto Nacional, Novo Acordo, Aguiarnópolis, Ananás, Centenário, Araguaína, Angico, Guaraí, Miracema, Babaçulândia, Tupiratins e Arraias.


O curso aconteceu na modalidade à distância, tendo como foco a apresentação e o estudo da Cartilha Conte até 10 nas Escolas, e como recurso vídeos sobre os temas da cartilha, apresentados pelo procurador de justiça Marco Antônio Alves Bezerra; pelos juízes Océlio Nobre da Silva, Gil de Araújo Corrêa, Ricardo Gagliardi; e pela promotora Beatriz Regina Lima de Melo. A tutoria e o acompanhamento do curso foram realizados pela pedagoga Taynã N. Quixabeira, servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, lotada na Esmat.


Como trabalho final do curso, solicitou-se aos alunos a realização de um plano de aula com as temáticas apresentadas na Cartilha Conte até 10 nas Escolas. Desse plano, surgiram atividades realizadas não somente em sala de aula, como em toda a Escola.


Segundo a tutora, "a realização desta primeira turma superou as expectativas do curso, especificamente quanto à aceitação, por parte dos alunos, do conteúdo da cartilha e pela afirmação da possível aplicação dos planos de aula em suas respectivas salas de aula e desenvolvimento da temática em suas escolas".


Veja alguns registros das atividades clicando aqui.