Estudantes premiados viajam para São Paulo e conhecem um novo universo
Junia Ferreira
No início olhares impressionados que se depararam com o antigo e achararam tudo feio. Depois olhares apaixonados descobrindo um mundo de cores, arte em cera e telas, poesia, fé, educação em museus, igrejas e outros locais marcantes da bela capital paulistana. Foi assim o desencadear da estada em São Paulo dos alunos de escolas de Palmas, Gurupi e Colinas, entre os dias 5 e 9 de dezembro.
Depois de quase um ano de trabalho desenvolvendo as estratégias previstas no projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA, as equipes, professores, coordenadores e diretores agraciados com a viagem cultural para São Paulo puderam desfrutar da premiação e conhecer um pouco mais sobre a cultura mundial e nacional existente em seus museus, igrejas, mercado, metrô, arquitetura, diversidade, formas de convívio, teatros, pinacoteca, parques e no litoral circunvizinho.
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) incentiva, com o Projeto, jovens e docentes ao exercício da cidadania e até mesmo esta viagem, patrocinada pela Secretaria da Educação, induz a este caminho, já que em diversos aspectos é possível visualizar o quanto o Estado do Tocantins, apesar de seus percalços, possui de melhor em qualidade de vida, já que em suas ruas não se visualiza situações como as visualizadas na Cracolândia, na precariedade dos recursos naturais, e mesmo o que é possível melhorar, em termos de desenvolvimento.
A equipe do MPTO registrou todos os momentos em áudio e vídeo para compor com o material um documentário de todo o Projeto, que será encaminhado aos órgãos superiores, como o Conselho Nacional do Ministério Público e à rede nacional educativa de televisão, no intuito de compartilhar e induzir outros Estados a implementar esta experiência de sucesso.