Estudantes de Palmas recebem premiação do Projeto Aprendendo DIREITO e Resgatando CIDADANIA
João Lino Cavalcante
A alegria dos amigos Emili, Débora, Géssika e Messias estava estampada nos sorrisos dos jovens na manhã desta quinta-feira, 27. Os quatro estudantes do 3º ano do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia receberam os prêmios de equipe vencedora do concurso de radiorreportagem do Projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania. A cerimônia de premiação foi realizada na sede do Ministério Público Estadual (MPE).
¿Foi uma experiência muito interessante. Nós tivemos a oportunidade de visitar uma cadeia e de conhecer melhor os direitos da população. Este projeto despertou em mim um desejo de continuar estudando nas áreas do direito e da segurança pública¿, disse Emili Gomes, uma das integrantes da Equipe Fator X. Os jovens receberam notebooks e ganharam uma viagem cultural para São Paulo.
O Projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania encerrou suas atividades em 2014 com a solenidade em Palmas. Nesta semana, estudantes de Gurupi e Colinas também receberam certificados e premiação.
Em segundo lugar ficou a equipe Combate, do Colégio Estadual São José, e seus integrantes foram premiados com tablets. Já em terceiro ficaram os estudantes do Colégio Estadual Frederico Pedreira, que foram agraciados com smartphones.
A Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, e a Secretária Estadual de Educação e Cultura, Adriana Aguiar, entregaram aos representantes do Colégio São José um microcomputador como prêmio pelo desempenho na arrecadação de materiais de higiene pessoal e limpeza doados a instituições que lidam com crianças e adolescentes.
¿Agradeço o envolvimento dos servidores do MPE e da Seduc. Trabalhar em equipe é muito bom e estes jovens provaram isso. Este Projeto visa, justamente, despertar nos jovens o interesse pelos direitos coletivos, além de estreitar, ainda mais, os laços do Ministério Público com a sociedade¿, disse Vera Nilva durante a cerimônia.
Adriana Aguiar valorizou a parceria com o Ministério Público na realização do projeto. ¿A proposta do MPE foi diferenciada. Caminhamos juntos dentro e fora das escolas. Nossos estudantes estão satisfeitos com o resultado¿, finalizou a Secretária.
Os Promotores de Justiça padrinhos das escolas também receberam certificados. Célio Sousa Rocha, Maria Roseli de Almeida Pery e Zenaide Aparecida da Silva, que foi representada pelo Promotor José Kasuo Otsuka, auxiliaram os estudantes durante o Projeto. A chefe de gabinete da PGJ, Promotora de Justiça Beatriz Regina Lima de Melo, também prestigiou o evento.