calendar_month
25/11/2014

MPE e Seduc certificam e premiam participantes do projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA em Gurupi

Junia Ferreira


Em Gurupi, na manhã desta segunda-feira, 24, foi realizada a cerimônia de encerramento do Projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA, versão 2014.


Desde março deste ano, adolescentes estudantes de escolas públicas estaduais que cursam o ensino médio se dedicaram à tarefa de promover mais cidadania na cidade. Em equipes, saíram a campo e levantaram situações que dificultam a vida da comunidade, como ausência de sinalização e de acessibilidade, problemas ambientais, segurança pública deficiente outras.


Com base na realidade verificada, fizeram radiorreportagens que foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE) para atuação das Promotorias de Justiça e em seguida, foram apreciadas por uma banca que selecionou os três melhores trabalhos para uma merecida premiação.


Na cerimônia, o resultado da atuação das Promotorias de Justiça foi apresentado pelo Ouvidor do MPE, o Procurador de Justiça Alcir Raineri Filho. O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, esteve presente e apresentou um posicionamento sobre cada demanda constatada pelos estudantes.


Após certificar as instituições de ensino participantes com o título de ¿Escolas Cidadãs¿ e premiar com um microcomputador o Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus pelo desempenho na arrecadação de materiais de higiene pessoal e limpeza doados a instituições que lidam com crianças e adolescentes, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, acompanhada da Secretária de Educação e Cultura do Tocantins, Adriana Aguiar, do Ouvidor do MPE, Alcir Raineri, da Promotora de Justiça Jussara Barreira e da Diretora Regional de Ensino, Cristina Donato, iniciou a entrega dos prêmios às equipes vencedoras.


Os estudantes Cleidiane Pereira da Silva, Danilo Ferreira Rodrigues, Yuri Alves Lopes e Marcus Vinicius Cunha Flor, da equipe Hunters, do CEM Gurupi, ficaram com a terceira colocação e receberam smartphones pela radiorreportagem produzida.


Lucas Carvalho Silva, Matheus Alves Ferreira Souza, Lucas Cardeal Milhomens e Rondinelle Ronier Ribeiro Filho, alunos do CEM Bom Jesus, realizaram um ótimo trabalho e conseguiram a segunda colocação. Formaram a equipe Ecocidadania e foram agraciados com tablets pelo MPE.


Por fim, a equipe Grandia, composta pelos estudantes Gabriel de Castro Arão, Gabriel Ferreira Barbalho, Gabriel Teixeira Carvalho e Reginaldo Santana Filho, do CEM Ary Ribeiro, primeiros colocados no concurso, foi premiada com notebooks, entregues pela Procuradora-Geral de Justiça, e recebeu da Secretária de Educação de Cultura a confirmação da viagem cultural para São Paulo, com todas as despesas pagas.


Estiveram também presentes à cerimônia o Coronel Edvan de Jesus Silva, Comandante do 4º BPM de Gurupi, diretores e professores das escolas, educadores da Diretoria Regional de Ensino e pais dos adolescentes premiados.


Confraternização cidadã


Uma bela e farta mesa de lanches esteve, durante todo o evento, à disposição dos convidados. Foi composta por salgados ofertados pelo Sesc, por meio de sua coordenadora do Serviço Social do Comércio (Sesc), Núbia Almeida de Oliveira, e confeccionados por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também por frutas levadas pelos presentes.


Tem mais


Como o Projeto foi executado em três cidades tocantinenses, a cerimônia de finalização ainda acontecerá em Colinas do Tocantins, na próxima quarta-feira, 26, e em Palmas, na quinta-feira, 27.