Em Colinas e Gurupi, ação do projeto \"Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA\" incentiva jovens à prática de boas ações
Junia Ferreira
Alunos de escolas públicas de ensino médio de Colinas do Tocantins e Gurupi que participam do projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA, juntamente com servidores e membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO), tiveram a oportunidade de colher, entre os dias 14 e 21 deste mês, os resultados da prática de ações cidadãs.
Em ações lideradas pelos diretores das escolas, os estudantes arrecadaram donativos de higiene pessoal e limpeza e escolheram, posteriormente, entidades para recebê-los, momento em que puderam descobrir como é gratificante ajudar o próximo.
Em Colinas, nos dias 14 e 15, diretores e alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Castelo Branco, do Colégio João XXIII e da Escola Estadual Francisco Pereira Felício entregaram cerca de 2800 donativos à Pastoral Carcerária, às creches Irmã Ivone e Santa Terezinha, à Casa Lar, à Casa de Passagem e ao Abrigo dos Idosos, instituições que, embora recebam apoio do poder público, enfrentam dificuldades para se manter.
O sentimento dos estudantes durante a entrega dos donativos pode ser traduzido na frase expressa pela adolescente Júlia Luiza Moreira, aluna do CEM Castelo Branco: "A gente vai levar essa experiência pra vida toda e é muito gratificante estar repassando e recebendo também esse carinho das pessoas".
"Notei muito envolvimento e sensibilidade por parte dos estudantes. Durante as entregas, cheguei a ver lágrimas de emoção nos olhos de alguns, sem falar na alegria expressa em seus semblantes", comentou a Assistente Social Darlin Freitas, Analista Ministerial.
Importante destacar o empenho do CEM Castelo Branco, escola que conseguiu angariar quase 1600 itens e receberá do Ministério Público do Tocantins, a título de premiação, um computador que será instalado na biblioteca, proporcionando maior conforto aos estudantes durante a realização de pesquisas.
Em Gurupi, a entrega dos donativos ocorreu nos dias 21 e 22. Lá, participaram o CEM Gurupi e o Colégio Bom Jesus, que fez jus ao computador, com cerca de 800 produtos arrecadados. As entidades beneficiadas com a doação foram a creche Irmã Dulce, a creche espírita Maria Madalena e a casa de passagem Criança Cidadã.
Todo o processo foi acompanhado e teve o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, que elogia o desempenho de todos que se esforçaram nas palavras da servidora Elisiane de Paula Silveira: "Nos sentimos honrados em saber que temos tantos profissionais e alunos compromissados com a sociedade".
Veja mais imagens das ações no facebook do projeto (https://www.facebook.com/aprendendodireitoeresgatandocidadania)