PGJ do Rio Grande do Sul assume a presidência do CNPG
Junia Ferreira/ Ascom CNPG
Nesta quinta, 21, em Porto Alegre (RS), tomou posse à frente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) o Procurador-Geral de Justiça daquele Estado, Eduardo de Lima Veiga, eleito para o mandato de 2014/2015 na última reunião do CNPG, realizada no dia 24 de julho, em Manaus, com a participação dos Procuradores-Gerais de Justiça e representantes do Ministério Público dos Estados e da União.
Ovacionada, deixa a presidência a PGJ do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido, que ao longo de seu mandato, juntamente com o Colegiado, empreendeu esforços pelo reconhecimento da legitimidade dos Ministérios Públicos Estaduais para atuar como parte perante os Tribunais Superiores, aproximou o Conselho de outras instituições, como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais (CNCG), o Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (Cnomp) e o Colégio de Diretores e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp). Também foi marcante sua atuação visando a inserção legal do CNPG na composição do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).
Presente na cerimônia de posse, a PGJ do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira,desejou um bom mandato a Veiga. Segundo ela, um ponto positivo do discurso do recém-empossado, que muito lhe chamou a atenção, é o compromisso de buscar, em companhia da nova Diretoria, combater arduamente a malversação do dinheiro público.
Um pouco mais sobre o novo Presidente do CNPG
Eduardo Veiga ingressou no Ministério Público em 1989, no Estado do Rio Grande do Sul, onde atuou como Promotor-Assessor na Procuradoria de Prefeitos, Assessor Jurídico do Procurador-Geral, como titular da 11ª Promotoria de Justiça Criminal, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e hoje é o atual Procurador-Geral de Justiça.