\"Conte Até 10 nas escolas\": professores da rede estadual de ensino no Tocantins serão capacitados
Alayla Milhomem
Dando continuidade às ações da Campanha Conte Até 10, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) e o Tribunal de Justiça, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmat), publicaram nesta quinta-feira, 21, o edital para o processo de seleção dos participantes do curso "Conte Até 10 nas Escolas"que irá capacitar professores do ensino médio da rede estadual de ensino.
O formato do curso foi apresentado na quarta-feira, 20, durante reunião realizada na sede da Esmat. Na oportunidade, a pedagoga Taynã Nunes Quixabeira destacou que a capacitação será conduzida na modalidade à distância, via web, com 50 horas/aula, compreendendo três módulos. O curso vai capacitar os professores do ensino médio e suas modalidades, para o uso da cartilha "Conte até 10 nas Escolas", projeto específico da Campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude", a fim de proporcionar aos participantes a oportunidade de contribuir com a diminuição da criminalidade, por meio de ações educativas.
Participaram do encontro o Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra, gestor das metas da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp), o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/TO (Cesaf), Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, a Juíza Silvana Parfieniuk, o Juiz José Ribamar Mendes Júnior, a técnica da Secretaria da Estadual de Educação (Seduc) Vaneide Labres da Silva, além de diretores, técnicos e assistentes da Esmat.
Módulos
O curso será oferecido em formato dinâmico com vídeos explicativos, chats e fóruns de discussão, além de palestras e avaliações a cada módulo aplicado. No 1º módulo, o Procurador de Justiça Marco Antônio faz uma explanação sobre a campanha e o Projeto Conte Até 10. No 2º módulo, é feita a apresentação detalhada do conteúdo da cartilha. Já o 3º módulo consiste na realização de palestras com os temas "Vida e Morte: a valorização da vida", com o juiz de direito Océlio Nobre; "Direitos e Deveres dos Adolescentes: ato infracional, homicídio e o Tribunal do Júri", proferidas pelo juiz de direito Gil de Araújo Correa e pelo Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra; "Violência nas Escolas e Bullying", com a Promotora de Justiça Beatriz Regina Lima de Melo; e "Cultura de Paz e Respeito nas Escolas", com o juiz de direito Ricardo Gagliardi.
Inscrições/vagas
As inscrições para o processo de seleção dos participantes do curso têm início nesta quinta-feira, 21, se estendendo até o próximo dia 29. As aulas serão aplicadas no período de 15 de setembro a 3 de novembro de 2014. A princípio, são 30 vagas para essa primeira etapa do curso, posteriormente serão abertas novas vagas. O edital estará disponível a partir desta quinta-feira, 21, no site www.tjto.jus.br/esmat ou da Secretaria Estadual de Educação (www.seduc.to.gov.br), que será responsável pelas inscrições. Confira em anexo a íntegra do edital.
Clique aqui e saiba mais sobre o Conte Até 10.