Promotoria de Novo Acordo participa do mutirão de atendimento em São Félix do Tocantins
João Lino Cavalcante
Entre os dias 12 e 15 de agosto o município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, sediou mais uma edição do mutirão promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE). A iniciativa visa levar os serviços públicos até as pessoas residentes em comunidades carentes ou com dificuldade de acesso.
A ação é fruto da iniciativa da Promotoria de Justiça de Novo Acordo, em parceria com diversos órgãos públicos como Defensoria Pública Estadual, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública, Instituto de Identificação, Naturatins, entre outros.
Durante o mutirão, a população da região pôde tirar carteira de identidade, certidão de nascimento, ser atendida pela Delegacia de Polícia, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça, participar de audiências cíveis e criminais. O evento contou, ainda, com a participação dos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude e do Meio Ambiente, desenvolvendo vistorias e palestras.
Também foram realizados registros públicos nos cartórios, assim como providenciada assistência jurídica à comunidade, por meio do Projeto Defensoria Itinerante. Por fim, foram realizadas vistoriais técnicas de inúmeros órgãos de fiscalização, cujos resultados foram debatidos em público com o Poder Executivo e o Poder Legislativo, em sessões noturnas, garantindo a imediata disponibilização do conteúdo dos relatórios e cobrança de medidas administrativas por partes dos responsáveis.