calendar_month
14/08/2014

Projeto do MPE levará cultura e cidadania às escolas rurais de Palmas


Flávio Herculano


Um novo projeto do Ministério Público Estadual levará atividades das áreas de cultura e cidadania às escolas públicas da zona rural. Para tanto, o MPE assinou, nesta quinta-feira, 14, um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) e Polícia Militar, órgãos parceiros na sua execução.


O projeto será executado em setembro e outubro deste ano, tendo como base o voluntariado. Nesse sentido, servidores do Ministério Público com aptidão para contar histórias, encenar apresentações teatrais, cantar, entre outros talentos, serão inscritos para colaborar com o projeto. Procuradores e Promotores de Justiça também irão atuar, falando aos estudantes sobre direitos dos cidadãos. A Polícia Militar, por sua vez, colaborará proferindo palestras sobre meio ambiente e prevenção às drogas, entre outros temas.


Enquanto os alunos assistirão às apresentações, a Ouvidoria do MPE atuará ouvindo a comunidade sobre os problemas locais e verificando se cabe a atuação do Ministério Público para solucioná-los.


Em cada escola do campo, seja ela de rede municipal ou estadual, haverá uma tarde de atividades. Neste primeiro ano, o projeto será executado na capital, Palmas.


"É responsabilidade de todos garantir a formação e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. E já que todas as instituições aqui representadas trabalham com este propósito, unindo forças conseguiremos resultados muito melhores", avaliou a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira.


Presente à solenidade, a secretária de Educação do município, Berenice Barbosa, destacou a importância de trabalhar em parceria com o Ministério Público, afirmando que esta atuação contribuirá para despertar o senso de cidadania dos estudantes.