Projeto Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA é apresentado a estudantes de Gurupi
Junia Ferreira
Em meio a apresentações artísticas, cordéis, dinâmicas que instigam a união, na manhã desta quarta-feira, 18, no Centro de Ensino Médio de Gurupi, alunos de três escolas públicas tiveram o primeiro contato com o Projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA" e quem fez as honras da casa foi a Secretária da Educação e Cultura do Tocantins Adriana da Costa Aguiar, acompanhada da Diretora Regional de Ensino Cristina Donato e do Diretor da Escola, João Diniz.
A Procuradora-Geral de Justiça (PGJ)Vera Nilva Álvares Rocha Lira, em breves palavras, traduziu ao público presente o porquê da existência do Ministério Público e seu grande papel na defesa dos Direitos Fundamentais Coletivos.
Em complemento à fala da PGJ, Alcir Raineri, Procurador de Justiça responsável pela Ouvidoria da instituição, falou da importância do projeto, da atuação da Ouvidoria dentro deste e dos frutos já colhidos ao longo de sua execução, justamente por seu intuito de promover a cidadania responsável, onde se inserem os direitos e os deveres de todos os cidadãos.
Apresentando o universo dos Direitos Fundamentais Coletivos, a Promotora de Justiça Jussara Barreira Silva, que atua em Gurupi na área da infância e Juventude, elencou partes do texto constitucional explicando aos estudantes a importância de fazer valer o que ali está contido, papel que cabe à sociedade e ao Ministério Público enquanto defensor da cidadania.
Autoridades presentes
Apoiando o projeto e deixando aos estudantes palavras de incentivo, estiveram presentes ao evento a primeira-dama do Estado, Marcela Cardoso, a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, o Juiz responsável pelo Fórum de Gurupi e presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins Roniclay Alves Morais e o prefeito da cidade, Laurez Moreira.
Mais informações sobre o projeto e imagens do evento estão disponíveis em sua página do facebook, no endereço <https://www.facebook.com/aprendendodireitoeresgatandocidadania?fref=ts>.