Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

No dia internacional da educação, projeto MPEduc é apresentado a estudantes de escolas públicas

Atualizado em 28/04/2014 16:32

Junia Ferreira



Nesta segunda-feira, 28, acompanhando a trajetória traçada no Projeto "Ministério Público pela Educação" (MPEduc), em virtude da comemoração, nesta data, do Dia Internacional da Educação, representantes dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE), em todo o Brasil, ministrarão palestras em escolas públicas falando acerca desta iniciativa, do papel do Ministério Público na sociedade, dos direitos fundamentais da coletividade e da importância da promoção de uma educação de qualidade.


Em Palmas, a analista ministerial especializada em educação, Cleivane Peres dos Reis, que atua no Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), ministrou palestras, no período matutino, para os estudantes da Escola Municipal Anne Frank de Ensino Fundamental, situada na Quadra 110 Norte.


¿É importante falar sobre o projeto e mostrar aos jovens a possibilidade que ele oferece para a promoção da melhoria na qualidade da educação. Mais importante ainda é tê-los como aliados em prol deste objetivo, seja denunciando situações irregulares, seja acessando o site do MPEduc e preenchendo o questionário disponibilizado para captação de dados¿, comenta a educadora.


A forma como se expressou o estudante do oitavo ano, Vinícius Marques Fernandes, durante a palestra, demonstra que a ação trouxe a possibilidades de reflexão aos jovens. ¿Hoje eu aprendi bastante. Não sabia como atuava o Ministério Público. Agora vou ficar mais atento e se encontrar algo que desrespeite os direitos coletivos vou denunciar, principalmente se o desrespeito for com a educação¿, salienta o adolescente.



Mais ações


No Tocantins, o município de Tocantínia foi selecionado como piloto para aplicação do projeto MPEduc. Sua escolha deve-se aos baixos resultados apresentados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), paralelamente ao anseio do Promotor de Justiça que ali atua, João Edson de Souza, de fomentar melhorias na educação das escolas urbanas, rurais e indígenas daquela comarca.


Também neste dia internacional voltado à educação ocorre, nas dependências da Câmara Municipal de Tocantínia, outra ação prevista no projeto MPEduc: a primeira audiência pública com as escolas e a comunidade local para diagnosticar problemas no sistema educacional (infraestrutura, qualidade da merenda escolar, aplicação dos recursos do Fundo Nacional da Educação Básica, etc).


Interação


A página www.mpeduc.mpf.mp.br, está disponível na internet para as pessoas que quiserem conhecer melhor o projeto MPEduc e contribuir com a melhoria da educação respondendo ao questionário online.