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Regras para marketing multinível são discutidas em Seminário

Atualizado em 03/04/2014 17:26


João Lino Cavalcante


"Precisamos de um país de empreendedores dentro da legalidade. São quase cinco milhões de brasileiros que fazem parte do mercado de marketing multinível", disse o deputado federal Lourival Mendes (MA), relator da comissão que discute a regulamentação do marketing multinível no Brasil, no seminário sobre o tema, realizado nesta quinta-feira, 03, na Assembleia Legislativa.


A Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, prestigiou o evento, que foi coordenado pelo deputado federal Ângelo Agnolin (TO) e contou com a participação de empreendedores tocantinenses, além de representante da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), Roberta Kuruzu.


O Promotor de Justiça Fabio Lang, que falou em nome do Ministério Público do Tocantins, destacou a importância de se ter regras claras para a prática no Brasil. "Temos mais de 60 empresas associadas, desenvolvendo um trabalho sério no país, que necessitam de uma legislação específica. É importante que a Câmara dos Deputados tenha um olhar sensível sobre o tema pois é fundamental para garantirmos a defesa do consumidor, a livre iniciativa e a livre concorrência".


A proposta de regulamentação do marketing multinível tramita no Congresso por meio dos Projetos de Lei 6.667/13 e 6.775/13. Em resumo, o objetivo é coibir abusos, práticas lesivas contra empreendedores individuais e consumidores, e dar segurança jurídica e sustentabilidade às boas empresas que comercializam produtos e serviços pela venda direta.


"O projeto será um grande marco na regulamentação do marketing multinível, pois prevê, além de outras inovações, a criação de um fundo para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da empresa, com aporte mensal de pelo menos 1% das vendas dos participantes", relatou Agnolin.