Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Centro de Estudos do MPE se estrutura para disponibilizar Educação a Distância a membros e servidores da instituição

Atualizado em 03/04/2014 11:23

Junia Ferreira



O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) do Ministério Público Estadual (MPE) está implementando na instituição o Sistema de Ensino a Distância (EaD), que possibilitará uma maior interatividade e a disponibilização de cursos de formação a todas as comarcas do Estado. Além disso, a partir de sua implementação, será possível a gravação das sessões do Colegiado, quesito que atende a uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).


Nesta terça-feira, alguns equipamentos indispensáveis à instrumentalização do Sistema chegaram à sede da Procuradoria-Geral de Justiça: 2 filmadoras profissionais com tripé e dolly; 2 mesas de áudio; 2 monitores de vídeo SDI com tela dupla, 1 mesa de vídeo digital; 1 ilha de edição e 1 exibidor de vídeo gerador de caracteres. Está prevista, ainda, a aquisição de novos itens destinados a gravação e transmissão audiovisual.


Em paralelo à aquisição de equipamentos, o Cesaf inicia a próxima fase do processo de inovação tecnológica, ou seja, a estruturação da equipe de gestão da EaD do MPE. Nessa perspectiva, está programada a capacitação dos servidores do Cesaf e afins para operacionalização da plataforma Moodle, abrangendo sua funcionalidade e aplicação.


"Precisamos respeitar as diversas fases do processo de instauração do sistema de Educação a Distância no MPE. Dessa forma poderemos, em curto prazo, oferecer um melhor atendimento aos públicos interno e externo da instituição no que diz respeito à formação e ao aperfeiçoamento", comenta o Subprocurador-Geral de Justiça e Coordenador do Cesaf, José Maria da Silva Júnior.