Seplan cumpre etapa do Gespública e recebe certificação do MPE
Flávio Herculano
O Ministério Público Estadual (MPE), entidade âncora do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) no Tocantins, conferiu certificação à Secretaria Estadual do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan), nesta quarta-feira, 2, reconhecendo que o órgão cumpriu a etapa de autoavaliação da sua dinâmica de trabalho, em que constam, ainda, apontamentos de oportunidades de melhorias.
A Seplan aderiu ao Gespública em março de 2012. Desde então, estruturou um grupo de trabalho formado por 34 servidores e vem realizando reuniões semanais em que é debatido o trabalho realizado pelos diversos setores da pasta, discutindo-se oportunidades de aperfeiçoamento nas ações desenvolvidas em cada área.
"Vindo do Ministério Público, entidade legitimada pela sociedade, esse certificado torna-se motivo de orgulho", avaliou o titular da Seplan, Flávio Peixoto da Silveira.
Enquanto âncora do Gespública no Estado do Tocantins até o ano de 2017, cabe ao Ministério Público buscar a adesão dos órgãos e entidades públicas ao programa, bem como orientar e monitorar os resultados.
Ministério Público
Ao entregar o certificado, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, lembrou das benefícios trazidos pelo Gespública ao próprio Ministério Público Estadual, que desenvolve o programa internamente desde 2009, buscando a excelência em suas ações, tendo por fim a prestação de serviços de qualidade ao cidadão.
"O Gespública promoveu uma revolução no Ministério Público em termos de motivação do nosso pessoal e do apontamento de diversas ações práticas voltadas à melhoria da gestão", avaliou Vera Nilva.
Foi devido ao Gespública que o MPE implantou tanto ações avançadas de gestão, como ações pontuais voltadas à melhoria nas relações com os públicos externo e interno, como a reestruturação do setor de recepção, o aperfeiçoamento da intranet e a criação de um jornal mural, entre outras ações.