Aberta a seleção de artigos para Revista Eletrônica \"Pensar MPF\"
João Lino Cavalcante
com informações do MPF
A Revista Eletrônica "Pensar MPF" deste ano deverá aprofundar-se sobre temas de relevância relacionados à política e estratégia institucional ligadas ao eixo temático "O Papel do Ministério Público no Combate ao Crime Organizado e à Corrupção". A publicação será composta por 6 a 12 artigos. Seis artigos deverão ser selecionados e apresentados no 2º Congresso Pensar MPF a ser realizado nos dias 18 e 19 de setembro.
A novidade para este ano é que servidores e colaboradores externos também poderão participar do processo de seleção.
Com periodicidade anual, a revista em formato eletrônico, se propõe à veiculação de artigos, de autoria de membros do MPF, servidores ou de colaboradores externos da Instituição, que fomentem o debate sobre questões de interesse estratégico para atuação e sobre futuro do MPF. As publicações da revista buscam facilitar a internalização da cultura de gestão estratégica no âmbito do MPF de modo a modernizar e assegurar o alinhamento de toda Instituição com a estratégia nacional e as estratégias temáticas.
Com relação à segunda edição da Revista, o Edital Chamada para Publicação na Revista Pensar MPF dispõe sobre a seleção de artigos para publicação na Revista Eletrônica Pensar MPF para 2014. Deverão ser enviados artigos relacionados aos seguintes subtemas: Organização Interna, Estratégias Legislativas, Atuação Persecutória e Controle Externo da Atividade Policial, Interação do MP com outras Instituições e com o Cidadão e Estratégia de Atuação no Plano Internacional.
Entre os requisitos necessários para seleção estão a publicação de textos originais e inéditos e autoria de, no máximo, dois autores.
Confira abaixo o cronograma de seleção:
Apresentação dos artigos - De 24 de fevereiro a 16 de maio de 2014
Análise dos Artigos pelo Comitê Editorial - De 19 de maio a 30 de junho de 2014
Divulgação dos artigos aprovados - 7 de julho (data provável)
A primeira edição da Revista contou com a publicação de 11 artigos sobre os mais variados temas de interesse para o futuro do MPF e foi assinada exclusivamente por procuradores. Os artigos refletiram os pontos de vista de membros que vivenciaram os desafios da instituição de perto, sem que fosse necessário seguir a linha de pensamento da administração do MPF, possibilidade que corresponde ao caráter plural e da natureza democrática da linha editorial que se busca para as publicações. Confira aqui a 1ª Edição da Revista Pensar MPF.