MPE (Cesaf) articula com a ESMPU cooperação para oferta de cursos
João Lino Cavalcante
Com a finalidade de aprimorar a oferta de cursos a membros e servidores do Ministério Publico do Estado do Tocantins (MPE/TO) em temas de atuação comum, na última terça-feira, 18, o Subprocurador-Geral de Justiça do Tocantins e Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), José Maria da Silva Júnior, esteve na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em Brasília, onde firmou os entendimentos iniciais com seu Diretor-Geral, o Procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, para a celebração de Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.
De acordo com José Maria, a parceria permitirá a oferta de cursos presenciais para membros e servidores do MPE/TO e do MPU no Tocantins. As áreas de interesse comum inicialmente definidas são Direito Eleitoral, Improbidade Administrativa, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Saúde Pública. Na proposta preliminarmente acertada, o Cesaf oferecerá sala para treinamento nos cursos presenciais destinados aos integrantes das duas Instituições no Tocantins e a ESMPU disponibilizará sua grade de cursos e instrutores, bem como vagas nos cursos presenciais em sua sede em Brasília-DF. A ESMPU também disponibilizará sua grade de cursos à distância aos servidores do MPE/TO.
A reunião contou ainda com a presença do Secretário de Planejamento e Projetos, Volker Egon Bohne, e do Secretário de Atividades Acadêmicas, Nelson de Sousa Lima.