Promotores de Justiça do TO discutem direitos humanos em Santa Catarina
João Lino Cavalcante
Terminou nesta sexta-feira, 14, a I Reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), realizada na sede do Ministério Público de Santa Catarina. Os Promotores de Justiça João Edson de Souza, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) da Mulher; e Sidney Fiori Júnior, do Caop da Infância e Juventude; participaram do evento, que teve como objetivo discutir estratégias de promoção, proteção e defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos em âmbito nacional.
Os promotores tocantinenses integraram comissões diferentes. João Edson participou das discussões da comissão sobre violência doméstica e Sidney Fiori, da comissão de educação. Cerca de 200 pessoas, entre procuradores, promotores de Justiça e conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participaram do primeiro encontro de 2014.
GNDH
O Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) é um órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e é composto por sete comissões ligadas a áreas dos direitos humanos. Nas reuniões, são formatadas propostas de trabalho a serem apresentadas na reunião plenária para aprovação. As propostas serão, então, levadas ao CNPG e as que forem homologadas servirão de orientação aos Ministérios Públicos do país.