Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Projeto integrado sugerido pelo MP/TO será executado pelos MPs da Região Norte do Brasil

Atualizado em 26/02/2014 16:41

Junia Ferreira


Na reunião ordinária dos Procuradores-Gerais de Justiça da Região Norte, que está ocorrendo nesta quarta-feira, 26, na sede do Ministério Público (MP) do Estado de Roraima, na capital Boa Vista, a Procuradora-Geral de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira apresentou o Projeto "Reencontro: em busca das crianças do Norte", que visa auxiliar familiares de crianças desaparecidas a reencontrá-las, devolvendo-as, assim, ao seio familiar. O projeto prevê que os MPs desta Região empreenderão, em momentos específicos, exposições de fotos e outras ações, como, a exemplo da época da PEC 37, tuitaços executados pelas Assessorias de Comunicação, divulgação via busdoors e cartazes, além de publicações no facebook.



O Projeto foi aprovado pelas presidências do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais  (CNPG) e da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp),  e por todos os PGJs da Região Norte. Em 2014, aproveitando o evento "Copa do Mundo", as exposições e demais ações ocorrerão durante todo o mês de julho e, também, na semana da criança (de 6 a 12 de outubro). Nos anos subsequentes, a previsão é executá-lo sempre na semana da criança. A metodologia seria semelhante àquela desenvolvida por ocasião da oposição a PEC 37, envolvendo as promotorias e assessorias de comunicação.


A Reunião

Presidiu a reunião a Presidente do CNPG e PGJ do Distrito Federal e Territórios, Eunice Pereira Amorim e dela participaram o Presidente da Conamp, Cesar Bechara Mattar Júnior, o anfitrião Fábio Bastos Stica, PGJ do Ministério Público de Roraima, a PGJ do Tocantins Vera Nilva Álvares Rocha Lira, Francisco das Chagas Santiago, PGJ do Amazonas, a Promotora de Justiça Rosemary Cardoso de Andrade, representando a PGJ do Estado do Amapá, Hérverton Alves de Aguiar, PGJ de Rondônia, Oswaldo D' Albuquerque Lima Neto, PGJ do Acre e Jorge de Mendonça Rocha, Subprocurador-Geral de Justiça do Estado do Pará.



Na pauta do dia foram apresentadas, por Estado, as dificuldades encontradas por cada gestão e diagnosticada a similaridade das mesmas, em todos os Ministérios Públicos da Região Norte.


Situações específicas de cada Estado, em especial as vivenciadas no Amapá, também compuseram os debates do dia e foram deliberadas na reunião.