Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Projeto \"Aprendendo direito e resgatando cidadania\" leva estudantes a São Paulo

Atualizado em 22/01/2014 15:24


Flávio Herculano


O projeto "Aprendendo direito e resgatando cidadania", que proporcionou a estudantes do ensino médio de escolas públicas de Palmas um contato com o universo do Direito, chega a sua etapa final nesta quinta-feira, 23, quando a equipe vencedora parte para a cidade de São Paulo, para desfrutar de um dos melhores roteiros culturais do país.


Serão contemplados com a viagem quatro estudantes que compuseram a equipe "Patrulha do Direito", do Centro de Ensino Médio Tiradentes, localizado na quadra 806 Sul. Na capital paulista, eles percorrerão pontos culturais consagrados, com visitas previstas ao Museu da Língua Portuguesa, Masp, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Teatro Municipal e Mosteiro de São Bento, entre outros atrativos.


Serão cinco dias de viagem, premiação oferecida pela Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), parceira do Ministério Público Estadual (MPE) na execução do projeto.


Projeto
Iniciado em abril de 2013, o projeto "Aprendendo direito e resgatando cidadania" levou alunos do ensino médio a conhecerem os direitos constitucionais indisponíveis e, ainda, provocou a interação dos estudantes com as comunidades onde suas escolas estão inseridas.


Primeiro, os adolescentes visitaram as instalações do MPE, conhecendo a instituição e assistindo a palestras sobre Direitos Fundamentais. Depois, divididos em equipes, percorreram o entorno das escolas, diagnosticando os problemas locais.

Em um relatório, apontaram como o Ministério Público poderia atuar com relação aos problemas levantados, sendo tal demanda encaminhada às Promotorias de Justiça, para que buscassem solução. Nos relatórios constava também como os próprios estudantes, enquanto cidadãos, poderiam fazer para ajudar a solucionar ou amenizar as situações apontadas.

Os três melhores relatórios foram premiados, sendo o primeiro lugar contemplado com a viagem a São Paulo.