Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Exposição retrata os 25 anos do Ministério Público do Tocantins

Atualizado em 13/12/2013 11:18


Flávio Herculano


Os 25 anos do Ministério Público do Tocantins, que serão completados em janeiro de 2014, estão sendo relembrados em uma exposição, aberta nesta sexta-feira, 13, no hall de entrada da instituição. São 48 registros, entre documentos, fotografias e informativos, que contam sobre a criação e a evolução do MPE por meio da história de seus membros e servidores.


Os registros mostram um pouco das dificuldades dos primeiros anos, em termos de estrutura de trabalho, que requeriam alguns improvisos. Nesse sentido, é retratado o quanto era modesta a primeira sede da Procuradoria-Geral de Justiça, instalada em um prédio alugado na capital provisória de Miracema do Tocantins, em 1989. Já o ato de nomeação dos aprovados no primeiro concurso para Promotor de Justiça, de 1990, foi redigido a mão e também é peça da exposição.


As particularidades sobre o processo de instalação do Ministério Público também estão contadas na mostra retrospectiva, como o fato do primeiro Procurador-Geral de Justiça do Tocantins ter vindo de Goiás cedido especialmente para ocupar o cargo, tendo retornado em seguida para o seu Estado de origem. Ou o fato da Procuradoria-Geral de Justiça ter sido instituída por lei (Lei 01/89) como órgão vinculado à Governadoria - apesar da Constituição Federal de 1988 definir o Ministério Público como instituição autônoma.


"São registros que mostram o quanto o Ministério Público do Tocantins evoluiu ao longo desses 25 anos", comentou a Procuradora de Justiça Elaine Marciano Pires, ao caminhar entre os corredores da exposição.


As fotografias, que trazem lembranças sobre como foram os primeiros anos em Palmas, retratando as ruas de terra e os momentos compartilhados por membros e servidores, emocionaram e divertiram o público.


A exposição foi aberta como parte da programação comemorativa ao Dia Nacional do Ministério Público.