Aprendemos DIREITO e resgatamos CIDADANIA
Junia Ferreira
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a partir das 14h30, no auditório do térreo da Procuradoria-Geral de Justiça, (PGJ), ocorre a premiação do Concurso de Relatórios do Projeto "Aprendendo DIREITO e regatando CIDADANIA", desenvolvido ao longo de 2013 pelo Ministério Público do Tocantins (MP//TO), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc).
Os alunos das equipes que elaboraram os 3 (três) melhores relatórios receberão, respectivamente, tablets, câmeras fotográficas e porta-retratos digitais.
A equipe ¿Patrulha do Direito¿, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, além de receber os tablets mencionados, serão agraciados pela Seduc com uma viagem cultural à capital paulista, na companhia dos profissionais da escola que auxiliaram no desenvolvimento do trabalho.
O resgate
Nos relatórios, alunos de 3 escolas de nível médio de Palmas apresentaram ao MP/TO situações-problema identificadas nas comunidades onde se localizam as entidades de ensino para que as Promotorias de Justiça, de acordo com a área de atuação correspondente, buscassem solução.
Assim, o resgate da cidadania ocorre de duas formas: quando o estudante conhece o problema do próximo e busca solucioná-lo e quando o Promotor de Justiça sai a campo fazendo valer a missão do Ministério Público, ou seja, a defesa dos direitos coletivos dos cidadãos.
No evento, também serão apresentados os resultados obtidos pelas Promotorias no que concerne às demandas encaminhadas pelos estudantes.