Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Subprocurador-Geral de Justiça prestigia posse de novos defensores públicos

Atualizado em 03/12/2013 09:11


Flávio Herculano


Sete novos membros tomaram posse na Defensoria Pública do Estado, nesta segunda-feira, 2, aprovados no 3º concurso para a carreira daquela instituição. Além dos integrantes da Defensoria Estadual, prestigiaram a solenidade o Subprocurador-Geral de Justiça do Estado, José Maria da Silva Júnior; a Presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente; e o Defensor Público da União Matheus Figueiredo Alvez da Silva.


O Defensor Público Geral, Marlon Costa Luz Amorim, destacou a desproporcionalidade que existe entre o número de juízes, promotores de justiça e defensores públicos, estes em menor quantidade, em todo o Brasil e também no Tocantins. As novas posses vêm amenizar essa necessidade de pessoal. "O Estado brasileiro se aparelhou ao longo dos anos para acusar e julgar, mas só agora vem se aparelhando para promover a defesa", avaliou.


Ao saudar os novos colegas, o presidente da Comissão do Concurso, Arthur Luiz Pádua Marques, ressaltou o papel do defensor público enquanto agente de transformação social, ao viabilizar o acesso das pessoas de baixa renda à Justiça.


Em nome dos empossados, Sandro Ferreira Pinto também lembrou a função social do defensor público, a quem cabe, segundo suas palavras, lutar pelos que não têm voz para isso. Além dele, também ingressaram no cargo de defensor público substituto Vanilson Guimarães de Santana Júnior, Isabella Faustino Alves, Michele Vanessa do Nascimento, José Raphael Silvério, Leonardo Ferreira Mendes e Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.