A internet é o canal mais utilizado no contato com a Ouvidoria do MPE
João Lino Cavalcante
A população tocantinense tem utilizado o computador como ferramenta para denúncias, reclamações, busca de informações e outras demandas encaminhadas ao Ministério Público do Tocantins. Os dados são do relatório do 3º Trimestre do 2013, divulgado pela Ouvidoria do MPE/TO. Ao todo, 61% das manifestações recebidas foram feitas pelo site (mpto.mp.br) ou por e-mail (ouvidoria@mpto.mp.br).
O relatório apresenta o número de ocorrências no período de julho a setembro de 2013. A maioria (51%) das pessoas que procuram a Ouvidoria prefere não se identificar no momento do contato. A área mais procurada é a de patrimônio público, com 26% das denúncias.
Apesar de ter sido criada originalmente para analisar e dar o devido encaminhamento às manifestações dos cidadãos sobre o trabalho desenvolvido pelo MPE, a Ouvidoria tem sido utilizada como mecanismo para denúncias sobre demandas externas que exigem atuação do Ministério Público, compreendendo 97,15% do total de ocorrências.
Somente no terceiro trimestre de 2013, foram registradas 202 manifestações, uma média de aproximadamente 2,2 contatos por dia.
Como entrar em contato?
a) pelo site (www.mpto.mp.br), preenchendo o formulário constante no link "manifestação" (à esquerda);
b) pelos telefones (63) 3216-7598 e 3216-7575;
c) pelo e-mail ouvidoria@mpto.mp.br;
d) por correspondência enviada para o endereço Quadra 202 Norte, Avenida. LO 4, Conjunto 1, Lotes 5 e 6, Plano Diretor Norte, Cep 77.006-218 - Palmas-TO;
e) presencialmente, na sede do Ministério Público Estadual (endereço citado).