Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Nova metodologia de trabalho Gaeco/LAB-LD começa a ser implantada nos próximos meses

Atualizado em 15/10/2013 15:23




João Lino Cavalcante



Após oito meses de utilização interna do Sistema Integrado de Gestão (SIG), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apresenta a nova versão do software de controle de procedimentos e metodologia de trabalho nesta terça-feira, 15. O programa foi desenvolvido pela equipe técnica do Gaeco/LAB-LD do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), em atendimento às exigências do convênio com o Ministério da Justiça, através da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro, e busca otimizar a logística de trabalho, além de garantir maior segurança aos dados sigilosos.


Para a coordenadora do Gaeco, Promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, o programa é uma inovação considerável que já se confirmou como ferramenta importante para agilizar o trâmite dos procedimentos e das investigações. "Com o SIG, conseguimos ter maior controle das atividades, gerenciar documentos, acompanhar prazos e digitalizar processos com segurança e rapidez. O software também agilizará o trabalho, pois algumas atribuições não são de responsabilidade do Grupo. Agora teremos filtros de trabalho, deixando claro quais informações e solicitações, dentro das atribuições do Gaeco, poderão ser lançadas no sistema, de acordo com a Lei Complementar nº 72/2011", assinala Gallieta.


Para Claison Rezende Amorim, analista responsável pela construção do SIG, o software é um avanço significativo na logística de trabalho. "Passamos oito meses utilizando internamente o programa. Identificamos pontos positivos e negativos. A partir de agora, a nova versão será disponibilizada às Promotorias de Justiça da Capital e do interior que necessitarem dos serviços do Gaeco, tudo de forma rápida e sigilosa".


Calendário

A partir desta terça-feira, 15, os membros do MPE poderão se cadastrar no SIG e utilizar os serviços oferecidos pelo Gaeco, tais como quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático (e-mail), além de pesquisa em bancos de dados nacionais, rede de relacionamento e relatório de inteligência financeira.


Foi estabelecido um calendário para cada região do Estado. Para realizar o cadastro, será necessário acessar a intranet, por meio do Athenas, clicar no link GAECO, preencher o formulário em anexo e seguir as orientações constantes no documento.


Palmas - de 15 a 30 de outubro

Região Central - de 1º a 15 de novembro

Região Sul - de 16 a 30 de novembro

Região Norte - de 1º a 15 de dezembro