Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Atuação do 4° BPM de Gurupi é avaliada pelo Núcleo de Excelência na Gestão Pública

Atualizado em 27/09/2013 15:09

Junia Ferreira



Na quinta-feira, 26 de setembro, em Gurupi, o secretário-executivo do Núcleo de Excelência na Gestão Pública do Estado do Tocantins (NEGP/TO), Pedro Amilto Aguiar Cruz, e o chefe do setor de Planejamento do Ministério Público Estadual (MPE), João Ricardo de Araújo Silva, compuseram uma banca que examinou o relatório de autoavaliação do processo de implementação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) do 4° Batalhão da Polícia Militar (4° BPM).



Segundo Pedro Amilto, o Comandante do Batalhão, Coronel Edvan de Jesus Silva, fez uma exposição brilhante do relatório, que, por sua vez, foi muito bem elaborado, apresentando possibilidades e desafios. "A equipe que atua no Gespública deste BPM chegou a apresentar no documento 74 possibilidades de melhorias em todas as áreas da gestão pública, além de projetos muito interessantes que já estão em andamento", comenta o secretário do NEGP.


Todas as ações ou atividades realizadas no âmbito do Gespública devem obedecer a oito critérios específicos: liderança, estratégia e planos, cidadãos, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processo e resultados. Para João Ricardo, foi possível observar a preocupação por parte da equipe do 4° BPM.


Entre as ações desenvolvidas pela instituição chamou a atenção a "Mostra de valorização dos saberes militares do 4° BPM", uma espécie de palco interativo de discussão e permuta de experiências que permite o resgate da história corporativa, já que participam militares fora de atividade, como os aposentados, e a geração presente que, na perspectiva de documentação, registra todos os encontros em vídeo.


Desde do início da implantação do Gespública, com o apoio do MPE, várias outras iniciativas vêm sendo implementadas com sucesso, tais como estratégias para motivação da equipe, reforma e readequação das instalações do quartel.


Prestigiaram o processo avaliativo membros e servidores da Corporação, incluindo os derivados de cidades circunvizinhas e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins.