Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ministério Público apoia a Lei Seca

Atualizado em 13/09/2013 17:46

Junia Ferreira



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolheu para a campanha deste ano a temática "Década mundial de ações para a segurança no trânsito - 2011/2020: álcool, outras drogas e a segurança no trânsito - efeitos, responsabilidades e escolhas", evidenciando a importância da Lei Seca para fomentar a mudança de comportamento de infratores que insistem em associar o uso de bebidas alcoólicas e/ou substâncias entorpecentes com a direção de veículos motorizados.


Com um discurso voltado à necessidade de mudança de comportamento para a promoção de um trânsito mais seguro, a Procuradora-Geral de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira participou, na manhã desta sexta, 13, no auditório do térreo da Procuradoria-Geral de Justiça, da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito na Capital, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (SMSDCT).


Vera Nilva, motivada pela quase ausência de populares no auditório, local onde estavam presentes agentes de trânsito do Estado e do Município, Guardas Metropolitanos, Bombeiros, Policiais Militares entre outros representantes de instituições que atuam no trânsito, falou da necessidade dos usuários das vias públicas, de forma geral, participarem de eventos como este, já que o trânsito é um ambiente onde interagem diversos atores, o qual é responsabilidade de todos, mesmo que seja reclamando de alguma situação específica.


O Coronel José Ribamar de Amorim Pereira, Secretário da SMSDCT, ressaltou a luta cotidiana pela busca da Paz no Trânsito e os desafios enfrentados para a aplicação da Lei Seca e agradeceu o desempenho de sua equipe nas ações que a instituição que comanda tem realizado, visando a redução do número de acidentes de trânsito.


Concluiu o evento a economista da saúde e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tanara Sousa, que há cerca de três anos realiza pesquisa em Palmas sobre a questão da alcoolemia ao volante. Ela ressaltou que a Capital tem obtido resultados significativos no combate à violência no trânsito, com redução de acidentes envolvendo álcool e direção Disse que após a Lei Seca, são poucas as pessoas que têm se recusado a soprar o etilômetro ¿ instrumento que equaciona a quantidade de álcool no sangue dos indivíduos.


Afirmou também que as operações contínuas de trânsito realizadas por agentes de trânsito, em parceria com a polícia militar e guarda metropolitana, têm sido eficazes, já que se observa uma mudança de comportamento e, até mesmo, de cultura, por parte dos condutores palmenses.