Agora é a vez do CEM Taquaralto visitar o MPE
Junia Ferreira
Na tarde de ontem, 5, a Promotora de Justiça Beatriz Regina Lima de Mello ministrou a última palestra prevista para os alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes no contexto das diretrizes traçadas no Projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA" (ADRC), uma parceria do Ministério Público Estadual (MPE) com a Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins que visa, além de levar à população um maior conhecimento quanto às atribuições do MPE, sensibilizar adolescentes para percepção da realidade em seu entorno e adoção de uma postura proativa no meio em que vivenciam.
Em agosto, alunos deste Centro de Ensino visitaram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) e foram privilegiados com palestras que abordaram os direitos fundamentais indisponíveis contidos na Constituição Federal e, paralelamente, as obrigações que deles derivam.
"É importante que o adolescente perceba que a um direito sempre estará associada uma obrigação, afinal, é este limite entre direitos e deveres que alicerça a convivência em sociedade", sustentou a Procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães ao ministrar palestra para uma das turmas que visitaram o MPE.
Os alunos do CEM Tiradentes entram agora na fase de elaboração de relatórios, nos quais irão relatar situações verificadas no entorno da escola em que caberia a atuação do MPE.
Os relatórios serão encaminhados, até o dia 9 de outubro, à Ouvidoria do Ministério Público. A partir daí, serão distribuídos às Promotorias correspondentes, que buscarão atender às demandas sociais apresentadas.
A partir de 10 de setembro, alunos do CEM Taquaralto, última escola selecionada para participar do Projeto, darão início a uma nova trajetória rumo ao resgate da cidadania, quando conhecerão a estrutura da casa e os direitos fundamentais resguardados pelo MPE.
Que sejam muito bem-vindos!!!