Pauta do Conselho de Segurança Pública é apresentada ao Governador
Flávio Herculano
O presidente do Conselho Superior de Segurança Pública do Estado, Procurador de Justiça José Omar de Almeida Júnior, esteve em audiência com o Governador Siqueira Campos, na tarde desta quarta-feira, 4, no Palácio Araguaia, em Palmas, para apresentar ao chefe do Executivo a pauta deliberada na primeira reunião do Conselho, ocorrida no último dia 29.
Na audiência, foram discutidos pelo Governador e pelo presidente do Conselho os cinco itens da pauta, que pede: a revisão das cessões de policiais militares para outros Poderes, órgãos e entidades nos casos em que houver desvio de função, a exemplo dos militares que efetuam a guarda de prédios públicos; maior celeridade no estudo quanto à viabilidade da transformação do cargo de agente penitenciário em agente da Polícia Civil; instituição de cadastro de reserva no atual concurso para soldado da Polícia Militar e agilidade no que se refere à realização do concurso anunciado recentemente para os quadros da Polícia Civil.
Como último dos cinco itens, os conselheiros requerem a inclusão de um representante da Polícia Civil na composição do Conselho Superior de Segurança Pública, colegiado que já congrega 13 órgãos e entidades com atuação afim à área de segurança no âmbito estadual. Todos os itens da pauta foram aprovados por unanimidade entre os integrantes do Conselho.
Ao final, o presidente do Conselho ressaltou ter sido bastante proveitosa a audiência, destacando o nível de receptividade do Governador às recomendações do colegiado. O secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, também participou da audiência.