Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ministério Público e Judiciário discutem implementação do projeto \"Conte Até 10 nas Escolas\"

Atualizado em 03/09/2013 10:51

Alayla Milhomem


Dando continuidade às ações da campanha Conte Até 10 no Tocantins, integrantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Justiça estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 02, para discutir a nova etapa do Projeto que tem como foco as escolas de ensino médio de todo País.


Durante a reunião, os gestores da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no Tocantins, Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra e o Desembargador Eurípedes Lamounier, apresentaram a proposta do Conte Até 10 nas Escolas e falaram da importância da expansão do projeto para a comunidade escolar. "Para atingir esse nosso objetivo, buscamos o comprometimento de delegados de polícia, Promotores de Justiça, Juízes, Defensores Públicos, todos atuando com o mesmo propósito, qual seja, o de reduzir os índices de criminalidade, principalmente entre os jovens", destacou o Procurador Marco Antônio.


O Conte Até 10 nas Escolas tem por objetivo trabalhar, por meio de uma cartilha elaborada pelo CNMP, conteúdos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescentes, bullying e direitos humanos, entre outros assuntos. Além do conteúdo da cartilha, estão disponíveis no portal Conte Até 10 jogos educativos, vídeos e jingles, que podem auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos.


No Tocantins, a proposta é que a expansão do Projeto aconteça na modalidade à distância, utilizando os polos da Escola Superior da Magistratura (Esmat), existentes nas 42 comarcas do Tocantins, para capacitar diretores, coordenadores pedagógicos e professores das 400 escolas da rede estadual de ensino.


A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, destacou a necessidade de sensibilizar magistrados e Promotores de Justiça para estarem aptos a executar o Projeto no interior e na Capital. "Vamos utilizar a ferramenta de educação à distância para capacitar os multiplicadores do Projeto", destacou a Desembargadora.


Também participaram da reunião o juiz convocado Helvécio de Brito Maia, a Juíza Silvana Parfieniuk e a diretora-executiva da Esmat, Ana Beatriz Pretto.


Um novo encontro foi marcado para o dia 10 de setembro, às 9h, na Esmat, e deverá contar com a presença de representantes da Secretaria Estadual da Educação, Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Pública.


Conte Até 10

A campanha Conte Até 10 é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com a Enasp, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça. Tem como objetivo sensibilizar a sociedade a fim de reduzir os casos de homicídios cometidos por impulso, que ocorrem em situações como brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos, por falta de controle em momentos de raiva.


Instituída em fevereiro de 2010, a Enasp promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no País e coordena as ações de combate à violência.