Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Divulgação da atuação do MPE será ampliada por meio de parceria

Atualizado em 29/08/2013 17:26

Alayla Milhomem


Um acordo de cooperação assinado na manhã desta quinta-feira, 29, entre a Procuradoria-Geral de Justiça e a Secretaria Estadual da Educação e Cultura, por meio da Fundação de Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat), vai propiciar, a partir do mês de setembro, a divulgação de conteúdo de utilidade pública que mostra como a atuação do Ministério Público Estadual (MPE) interfere diretamente na vida da comunidade.


A partir da segunda quinzena do mês de setembro, serão veiculados diariamente na TVE e Rádio 96 FM, conteúdos que apresentam à sociedade como ela podem resguardar os seus direitos. Também será exibido, às quartas-feiras, o quadro Ação e Cidadania, que contará com a presença de um membro do MPE esclarecendo as dúvidas da população acerca de diversos assuntos, como direitos do consumidor, meio ambiente, educação, saúde, patrimônio público, entre outros temas que fazem parte do cotidiano das pessoas.


Para a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, a parceria com a rede de rádio e televisão educativa visa auxiliar na promoção da cidadania, resgatando valores e aproximando o MP do cidadão."Queremos mostrar à população as situações em que ela deve procurar o Ministério Público, mostrar que a sociedade é a maior beneficiária da nossa atuação enquanto membros desta Instituição".


A Redesat atualmente é vinculada a Secretaria Estadual da Educação. De acordo com o Secretário da Educação, Danilo de Melo Sousa, a parceria vai engrandecer a grade da programação da Redesat. "Como uma entidade educativa, estamos vocacionados a desenvolver a cidadania", ressaltou o Secretário.


O presidente da Redesat, Wagner Coelho, também fez observações positivas em relação ao acordo firmado. "Temos o dever do cunho educativo, a parceria vem para nos ajudar a cumprir esse papel, que tem como cliente final o cidadão", avaliou.


A solenidade de assinatura do termo contou com a participação do Subprocurador-Geral de Justiça, José Maria da Silva Júnior, do Corregedor- Geral do MPE, Clenan Renaut de Melo Pereira, da chefe da Assessoria de Comunicação, Alayla Milhomem, do chefe de departamento de planejamento e gestão do MPE, João Ricardo Araújo e do coordenador de jornalismo da TVE/Redesat, Zeca Nascimento.


Planejamento Estratégico

O acordo faz parte do projeto "Ministério Público fala com o Cidadão", uma das ações do Planejamento Estratégico 2010/2018 do MPE que visa atender aos objetivos estratégicos de "ser reconhecido como instituição eficaz na defesa da cidadania e na garantia dos direitos sociais" e "ter comunicação institucional efetiva.