Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Empossado novo Corregedor-Geral do MPE

Atualizado em 28/08/2013 17:56

Alayla Milhomem


O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) empossou, na manhã desta quarta-feira, 28, em sessão solene realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o novo Corregedor-Geral do Ministério Público do Tocantins, Procurador de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira.


A presidente do colegiado, Procuradora-Geral de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, iniciou a sessão solene agradecendo a presença dos convidados. Após a execução do Hino Nacional pela cantora Késia Carvalho, a secretária do CPJ, Procuradora de Justiça Elaine Marciano Pires, fez leitura do termo de posse.


Em seu pronunciamento, a PGJ Vera Nilva destacou a importância da atividade correicional desde a criação do homem. Para ela, a vasta experiência de Clenan Renaut lhes permitirá "fazer um trabalho justo e equilibrado não só internamente, mas para toda a sociedade". Vera Nilva destacou ainda a atuação da ex-Corregedora, a Procuradora Angélica Barbosa, frente à Instituição. "Seu trabalho foi um diferencial para o Ministério Público", finalizou.


O Corregedor-Geral empossado, Clenan Renaut, agradeceu ao Colegiado por confiar nele para a árdua missão de suceder a Procuradora Angélica Barbosa, que realizou um trabalho exemplar durante o período em que esteve na Corregedoria. Em seguida, se comprometeu a dar continuidade ao cronograma de correições em curso e manter um diálogo permanente com Procuradores e Promotores de Justiça. Afirmou que as fiscalizações das condutas serão feitas com zelo e eficiência, apontando sempre o caminho do aperfeiçoamento para engrandecer a Instituição. "Assumo o cargo com o propósito de servir ao povo tocantinense, trazendo melhorias e objetivando sempre um trabalho de qualidade", concluiu.


Ao final da sessão solene, o novo Corregedor-Geral convidou a Procuradora de Justiça Elaine Marciano Pires para que continue como Corregedora-Geral Substituta.


Participaram da solenidade o vice-governador João Oliveira, o Desembargador Eurípedes Lamounier, Promotores de Justiça e servidores do MPE, além de amigos e familiares de Clenan Renaut.


Pronunciamentos

Os Procuradores de Justiça deram as boas-vindas ao novo Corregedor-Geral e destacaram sua competência para dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela ex-Corregedora.


O Ouvidor do MPE, Procurador de Justiça Alcir Raineri, declarou que a dedicação incansável será um marco na gestão de Clenan Renaut enquanto Corregedor.


Já a Procuradora Elaine Marciano apontou a vasta experiência de Clenan Renaut, reforçando que "seu perfil aguerrido e combativo garantirá que sua atuação frente à Corregedoria seja pautada pela seriedade".


Para o Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra, a Corregedoria assume, hoje, o papel mais importante no MPE que está em construção. Tenho certeza de que o Procurador Clenan fará um grande mandato porque conhece bem os órgãos da administração superior e os Promotores de Justiça.


Também fez uso da palavra o Procurador de Justiça Ricardo Vicente, que relembrou o papel desempenhado pelo colega enquanto Promotor de Justiça. Sua honra e dedicação à luta social são seus maiores frutos, um grande homem, que nos honra ao assumir a Corregedoria do MPE.


Que seu brilhantismo e experiência enquanto homem público conduzam seus trabalhos na Corregedoria. Assim o Procurador de Justiça Omar de Almeida Júnior desejou êxito a Clenan Renaut.


Opinião também compartilhada pela Procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães, para quem a função de Corregedor será desempenhada com o mesmo afinco e força de vontade que Clenan apresentou nos outros trabalhos realizados no MPE.


O Subprocurador-Geral de Justiça, José Maria da Silva Júnior, desejou uma gestão profícua ao novo Corregedor, cuja honradez dignificará ainda mais a atuação da Corregedoria do MPE.


Por fim, o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Procurador de Justiça João Rodrigues Filho, parabenizou o novo Corregedor pela posse e enfatizou que ele irá desempenhar um bom papel na Corregedoria, pois tem como aliados a capacidade e a vontade, que vão render êxito para o órgão correicional.