Projeto \"Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA\" tem semana interativa
Junia Ferreira
Nesta semana, o Ministério Público Estadual (MPE) interagiu bastante com alunos das escolas públicas que participam do Projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA".
Na segunda-feira, 19, pela manhã, alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves visitaram a comunidade onde a escola está inserida levantando situações onde caberia a atuação do MPE para posterior elaboração de relatórios, que serão selecionados por uma banca examinadora, a qual selecionará e premiará os três melhores relatórios apresentados pelos estudantes.
Na terça-feira, 20, cerca de 80 alunos do CEM Tiradentes visitaram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça nos períodos da manhã e da tarde. No auditório do 1° piso, além de assistirem a vídeos que versam sobre o MPE e sobre o Projeto, foram recepcionados pela Procuradora-Geral de Justiça (PGJ), Vera Nilva Álvares Rocha Lira e assistiram palestras sobre Direitos Fundamentais e Cidadania proferidas, respectivamente, pela Promotora de Justiça e madrinha da Escola no Projeto, Beatriz Regina Lima de Mello e pela Analista Ministerial Alane Torres de Araújo Martins.
Durante a visita, os alunos também fizeram um tour pelas dependências do prédio da Procuradoria, guiados pelo Técnico Ministerial que atua no Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), Brunno Rodrigues da Silva, que ao longo do caminho explanou sobre as funções desempenhadas por cada setor da instituição e sobre a importância de cada um deles.
Por fim, na manhã desta quarta-feira, 21, a escola foi visitada pela equipe do MPE e pela Promotora de Justiça Beatriz de Mello, que proferiu novamente a palestra sobre Direitos Fundamentais e Cidadania para os alunos que não puderam visitar a sede da Procuradoria-Geral.
Em tempo
Na tarde da quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23, pela manhã, será a vez dos estudantes do CEM Tiradentes saírem pela quadra onde está instalada a escola para exercitarem cidadania e fazerem valer os Direitos Fundamentais dos cidadãos. Os estudantes também encaminharão relatórios com a descrição das situações visualizadas, para conhecimento do MPE.
É importante lembrar que os Promotores de Justiça, conforme a área de atuação, buscarão dar encaminhamento aos problemas relatados pelos alunos.