Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Comunidade prestigia lançamento de livro de Procurador em Tocantinópolis

Atualizado em 29/07/2013 17:49

Luciana Duailibe


Mais de 200 pessoas, entre familiares, amigos e autoridades locais prestigiaram o lançamento do livro do Procurador de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira, na noite da última quinta-feira, 25, em Tocantinópolis. Além do Promotor de Justiça Roberto Garcia, compuseram a mesa o Juiz de Direito Erivelton Cabral Silva, o prefeito Fabion Gomes, o presidente da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) Edson Gallo, o escritor e vice-presidente da Associação, José Francisco Concesso, o irmão do Procurador de Justiça, José Renard Pereira, a tia nonagenária do homenageado, Amélia de Melo Bandeira, dentre outras presenças ilustres.


A abertura do evento ficou por conta da professora Rosimeire Amorim, que comentou os principais pontos do livro, relembrando antigos moradores, políticos e profissionais locais bem conhecidos por todos, bem como o papel social desempenhado pelo pai de Clenan, Antonio Gomes Pereira, a quem denominou de "advogado do povo", que mesmo sem formação jurídica, prestou relevantes serviços à sociedade tocantinopolina.


O deputado José Bonifácio considerou a obra como um presente para a cidade, que completou seus 155 anos: "Você nos presenteia com uma obra de valor inestimável para o povo de Tocantinópolis, principalmente para as novas gerações, que desconhecem seu passado".


Para José Francisco Concesso, professor da Faculdade Católica Dom Orione, "escrever sobre a história de uma cidade sem desprivilegiar alguns de seus personagens é um grande desafio. Parabenizo o autor  por ter escrito um livro sobre sua terra com tanta maestria e competência", destacou, ressaltando o teor literário da obra.


O prefeito da cidade, Fabion Gomes, expressou seu contentamento com o lançamento da publicação: "Esperava ansiosamente por este momento, pois reconheço a importância dessa obra para o Estado e para o Brasil, a qual eterniza seu autor dentre os nossos grandes escritores".


Após sessão de autógrafos, Clenan Renaut agradeceu ao público presente, em especial às suas tias Amélia e Teresa, e falou sobre o significado desse momento: "Aqui neste livro tem muita gente e muitas histórias. As pessoas, os fatos econômicos e políticos registrados ajudarão a recompor a memória da cidade. Espero que as gerações atuais deem continuidade a este feito, para que nossas lembranças e impressões não se diluam no tempo e caiam no esquecimento".


Em Porto Franco (MA), o lançamento aconteceu na sexta-feira, 26, no auditório do Campus Universitário e Tecnológico Darcy Ribeiro.



Fotos: Daniela Leal (Tocantinópolis) e Evaldo Jordan (Porto Franco).