CEM Castro Alves conclui fase de capacitação prevista no Projeto \"Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA\"
Junia Ferreira
Ontem, 25 de junho, o Centro de Ensino Médio Castro Alves foi visitado pela equipe do MPE e esteve presente na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, conforme prevê o Projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA". Este foi o primeiro dos três centros de ensino a interagir com o Ministério Público do Tocantins, em atividades que ocorreram durante todo o mês de junho. As duas outras escolas passarão pelo mesmo processo nos meses de agosto e setembro.
Os estudantes presentes, além de receberem, por meio de vídeo, da Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, as boas-vindas e uma explicação concisa da forma de estruturação do MP/TO e de sua finalidade, conheceram todos os setores instalados no prédio, assistiram palestra com o Promotor de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, experimentaram um saboroso lanche e participaram de um bate-papo sobre as responsabilidades advindas do exercício da cidadania, com uma servidora do órgão.
Cabe agora aos alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves colocar em prática a segunda fase do Projeto, ou seja, compor equipes com 4 componentes e visitar a comunidade onde a escola está inserida, visando o diagnóstico de situações em que o Ministério Público poderia atuar proativamente de forma a combater os problemas. Feito o diagnóstico, os estudantes vão compor relatórios que serão encaminhados ao MP/TO e, imediatamente, repassados à Ouvidoria que, conforme o tema, dará a destinação para a Promotoria correspondente.
Paralelamente, os relatórios chegarão também às mãos de uma banca examinadora que selecionará aqueles considerados mais pertinentes, que concorrerão, na fase do encerramento do Projeto, com os outros apresentados pelas demais escolas participantes.
Por telefone a Procuradora-Geral, que se encontrava em Brasília para acompanhar a votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 37, manifestou suas expectativas diante dessa nova fase a ser executada pelos alunos: "Agora que eles já conheceram um pouco sobre os direitos fundamentais, presentes na Constituição Federal, e sobre as diversas situações em que o Ministério Público atua, chegou a hora de exercerem a cidadania visitando sua comunidade e levantando os principais problemas vivenciados. Conto com trabalhos bem elaborados por essa turma jovem!"