Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Intervenção do MPE garante normalidade em cavalgada e exposição agropecuária de Gurupi

Atualizado em 13/06/2013 15:01

Luciana Duailibe


Com o objetivo de garantir a segurança dos organizadores e do público participante da 18ª Cavalgada e da 41ª Exposição Agropecuária de Gurupi, realizadas entre os dias 01 a 09 de junho em Gurupi, o Ministério Público Estadual, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, expediu recomendações ao prefeito municipal, à polícia militar, ao corpo de bombeiros, Sindicato Rural e outras instituições, de modo a possibilitar a regularidade dos eventos.


Para a realização da cavalgada, evento cultural que mobiliza pessoas de Gurupi e municípios circunvizinhos, foram solicitadas providências, por parte do prefeito Laurez Moreira, relativas à limpeza das ruas e avenidas utilizadas, cabendo à polícia militar, em conjunto com a  Superintendência Municipal de Trânsito, executar o policiamento geral e de trânsito nas vias do percurso e adjacentes à realização da cavalgada, bem como a fiscalização em carros de som, tratores e demais veículos envolvidos.


Também foram oficiados o Corpo de Bombeiros e o presidente do Sindicato Rural, com vistas a verificar o atendimento às normas de segurança e cumprimento do plano de combate a incêndio e pânico, proibir a participação de veículos automotores, a queima de fogos de artifício, o uso de bebidas alcoólicas antes e durante a cavalgada, dentre outras medidas. Diante dos problemas verificados ao longo da realização dos eventos nos anos anteriores, neste ano foi exigida a inscrição prévia dos participantes, com assinatura do termo de responsabilidade, visando evitar riscos à população.


Foi recomendada, ainda, a vistoria de toda a estrutura do Parque Agropecuário Antônio Lisboa da Cruz, onde acontecem as exposições, inspecionando-se o interior do parque, os estandes e demais instalações para verificar o atendimento às normas sanitárias.


Conforme relatório da Polícia Militar, graças ao empenho das equipes de segurança, o evento transcorreu com normalidade, não havendo nenhum incidente que pusesse em risco a integridade física dos cavaleiros e demais participantes.