Governança foi o tema de hoje da reunião do GesPública
Junia Ferreira
A reunião semanal do Comitê Interno do Programa Nacional da Gestão Pública (GesPública), que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório do primeiro piso, finalizou com saldo bem positivo, resultado da nova dinâmica adotada, segundo o Secretário Executivo do Núcleo de Gestão Pública do Ministério Público Estadual (NEGP/MPE), Pedro Amilto Aguiar Cruz.
O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça José Kasuo Otsuka, fez a abertura e passou a palavra para a Procuradora-Geral, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que buscou com suas palavras motivar o grupo. Em seguida o Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha assumiu a condução dos trabalhos, colocando em pauta a autoavaliação da gestão pública.
A metodologia do GesPública apresenta oito critérios de avaliação: (1) Governança; (2) Estratégia e Planos; (3) Público Alvo; (4) Interesse Público e Cidadania; (5) Informação e Conhecimento; (6) Pessoas; (7) Processos; (8) Resultados.
Na discussão do critério governança foi adotada a dinâmica de círculo para tornar o debate mais participativo, descontraído e envolvente, de modo a se obter melhores análises, já que a qualidade da governança está diretamente relacionada com a capacidade do sistema de liderança do órgão ministerial em atuar de forma que favoreça o alcance dos objetivos institucionais estratégicos.