Primeira escola contemplada para participar do projeto \"Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA\"
Junia Ferreira
Nesta terça-feira, 11, alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves visitaram a sede do Ministério Público Estadual (MPE), dando início a uma das etapas previstas no projeto "Aprendendo DIREITO e resgatando CIDADANIA".
Os estudantes foram recepcionados no auditório do 1° piso da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), pela Procuradora-Geral, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que ressaltou, no discurso de boas vindas, a importância de valores como respeito, disciplina, perseverança e humildade para a construção da verdadeira cidadania.
Após a fala da Procuradora, os visitantes conheceram melhor o projeto e o Ministério Público por meio de vídeos e de uma visita aos departamentos que funcionam no prédio da Procuradoria. Ao retornarem ao auditório, foram agraciados com um lanche nutritivo e com duas palestras marcantes. A primeira, proferida com extrema competência pela Promotora de Justiça Beatriz Regina Lima de Mello, enfocou os Direitos Fundamentais, e a segunda, conduzida pelo Presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Omar Hennemann, que ilustrou suas palavras com habilidade e emocionou a todos falando em autoestima, no potencial existente em cada um, nas atitudes e posturas diante da vida, dentre outros valores importantes para a reflexão.
No período vespertino, Miguel Batista de Siqueira Filho foi o Promotor de Justiça que proferiu a palestra sobre Direitos Fundamentais para os alunos. É ele o "Promotor Padrinho" do Centro de Ensino Médio Castro Alves, designado para auxiliar os estudantes no esclarecimento das dúvidas que surgirem durante as atividades propostas no texto do Projeto.