Promotorias de Justiça de Guaraí de casa nova
Alayla Milhomem e Denise Soares
Foram entregues à população, nesta sexta, 07 de junho de 2013, as novas instalações das Promotorias de Justiça de Guaraí, um novo marco para a história Ministério Público do Tocantins, que agora conta com 15 sedes próprias distribuídas no interior do Estado. O prédio foi entregue nesta tarde pela Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira.
Em nome dos Promotores de Justiça da Comarca de Guaraí, o coordenador da sede das Promotorias, Promotor de Justiça Cristian Monteiro de Melo, ressaltou que "a nova sede será um farol que guiará aqueles que de alguma forma precisarão dela".
Para o prefeito Genésio Ferneda, "a inauguração da sede do MP na cidade de Guaraí é de suma importância, porque é uma instituição que presta serviços de relevância para o cidadão, tanto individual como coletivamente. É um presente maravilhoso que Guaraí recebe", complementou.
Entre os presentes também estava o ex-Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, que enfatizou a importância do novo prédio na construção da cidadania do povo de Guaraí e no trabalho dos membros da Instituição. "O MPE merece um prédio desses para que os Promotores de Justiça não tenham medo de usar a caneta e fazer seu trabalho como deve ser feito". A sede das Promotorias de Justiça de Guaraí foi construída ainda na sua gestão como PGJ.
O vice-governador, João Oliveira, ressaltou que a nova sede representa a cidadania e qualidade de trabalho aos Promotores e atendimento à população.
Na oportunidade, Vera Nilva agradeceu ao Município pela doação do terreno e compartilhou a felicidade de poder entregar a primeira obra durante sua gestão, ressaltando como prioridade promover melhores condições de trabalho aos membros e servidores, e principalmente, maior comodidade à população atendida. Segundo ela, suas forças estão concentradas agora na construção do prédio de Pedro Afonso, que já está em fase de licitação, e também na realização de um sonho antigo - a construção da sede das Promotorias de Justiça da Capital.
Também participaram da cerimônia de entrega da nova sede os Promotores de Justiça da Comarca de Guaraí, Clenda Lúcia Fernandes e Fernando Antonio Sena Soares, além do presidente da subseção da OAB de Guaraí, Idelfonso Domingos, o Defensor Público Leonardo Oliveira, o juiz Fábio Costa Gonzaga, entre outras autoridades e comunidade em geral.
Sobre a obra
Concluída no prazo de 10 meses, a edificação teve investimento em torno de R$ 1 milhão. Nos 478,31 m² de construção, estão instalados três gabinetes de Promotores de Justiça, três salas de analistas ministeriais, recepção, plenário, banheiros masculino e feminino, protocolo, sala de técnicos/estagiários, arquivo, almoxarifado, copa, depósito de materiais de limpeza, garagem privativa e estacionamento ao público. Com arquitetura moderna e funcional, o prédio atende às normas de acessibilidade destinadas a pessoas com deficiência e idosos.
A Comarca de Guaraí conta com três Promotorias de Justiça. Além de Guaraí, atende o município de Fortaleza do Tabocão.