MPE participa de Sarau contra abuso e exploração sexual
Daniela Leal
O Ministério Público do Tocantins participou, nesta sexta -feira, 17, no Centro de Ensino Médio de Taquaralto, do ¿Sarau de Conscientização ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes¿, organizado pela Prefeitura Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Promotor de Justiça Rodrigo Alves Barcellos abriu o evento, esclarecendo aos jovens estudantes que ¿qualquer forma de violação aos direitos das crianças e adolescentes é uma ofensa à humanidade. O futuro de uma nação se inicia na comunidade escolar, e o MPE está de portas abertas para receber os jovens e seus familiares, pois estes são o foco, o alvo, de qualquer nação que se entenda como evoluída¿.
O sarau continuou com apresentações artísticas dos jovens e logo em seguida, aconteceu uma passeata pela principal avenida de Taquaralto.
18 de maio
O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual foi instituído pela Lei Federal 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória ( ES), um crime bárbaro aconteceu, chocando todo o país. A menina Araceli, de apenas oito anos de idade, teve todos os seus direitos humanos violados, tendo sido raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impunemente.