Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Brasil ferido com um tiro no pé

Atualizado em 16/04/2013 08:46

O Artigo publicado no Jornal do Tocantins de domingo, 14, com o tema "Brasil ferido com um tiro no pé" mostra a opinião do escritor e dramaturgo Dourival Santiago em relação a PEC 37.

Brasil ferido com um tiro no pé

Hoje se levanta um alvoroço pelos quatro cantos do Brasil, eis que surge uma indecência denominada PEC 37 ou PEC da IMPUNIDADE, que propõe ferir gravemente a Carga Magna deste país, enfraquecendo os serviços de apuração das infrações penais, criando o parágrafo 10 ao artigo 144, que por sua atinge em cheio a atribuição do Ministério Público de realizar investigações criminais, repassando exclusivamente estas atribuições às Polícias Federal e Civis dos Estados e do Distrito Federal.


É notório em todos os rincões desta pátria, o relevante serviço prestado pelo Ministério Público na elucidação de fatos grotescos que merecem vir à tona e os malfeitores serem punidos. Não estamos com isto, contra as Polícias Federal e Civil, elas também têm o seu papel imperioso em investigações, mas não entra em nossa cabeça, que um pais metido até a alma em degradantes mazelas, corrupções, violências de toda sorte, se dê ao luxo de dispensar o trabalho zeloso, diligente e eficiente do Ministério Público.


Será que os nossos congressistas da Câmara dos Deputados e Senado federal, não pensam na dignidade deste país? Será que reduzindo as instituições de investigação, não estão favorecendo a criminalidade? Será que é justo e razoável que numa decisão tão polêmica, não se ouça a voz do povo? Se o papel dos legisladores é representar os anseios do povo, por que não recuam de uma atitude tão desastrada, se não têm o apoio popular? É necessário que a sociedade brasileira, através das instituições e das comunidades em geral, levantem dos seus cômodos assentos, e vão à luta, colorindo as ruas de verde e amarelo; com o seu grito de ordem e de verdade, expressando o seu inconformismo diante de tamanha insensatez.


Maldito o dia em que o Deputado Lourival Mendes, teve a infeliz ideia de ferir o Brasil. Diante de tantas coisas nobres que um deputado pode promover, ele preferiu tingir de negro a sua biografia, fazendo jorrar por terra a esperança dos brasileiros de que este país tem jeito. O Brasil ferido com um tiro no pé necessita de homens e mulheres que o amem de verdade e que expressem este amor se movimentando exigindo que esta ferida seja cicatrizada, para que nossa terra possa seguir em frente deixando as pegadas da prosperidade e perseguindo os horizontes do futuro.


Artigo publicado no Jornal do Tocantins (14/04/2013)

Autor: Dourival Santiago- escritor e dramaturgo

santiagodmartins@uol.com.br