Palestra sobre o Lab.LD desperta o interesse de outras entidades em implementar parcerias com o MPE
Junia Ferreira
Roberto Zaina, coordenador nacional do Laboratório de Tecnologias Contra a Lavagem de Dinheiro (Lab.LD), entidade ligada ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça (MJ), ministrou, na manhã desta terça-feira, 9, no auditório do primeiro andar do Ministério Público Estadual (MPE), palestra sobre o processo de criação e funcionalidade do Lab.LD - evento organizado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf).
Segundo o palestrante, o Lab.LD fomenta uma rede de cooperação técnica para análise e interpretação de dados, a partir do uso da Tecnologia da Informação (TI). Em função disso, no implemento desses laboratórios, o MJ tem investido em hardwares e softwares de alta capacidade. que são disponibilizados a órgãos e entidades com poder investigativo, como é o caso do MPE. O investimento, neste caso, é de cerca de R$ 1.800.000,00.
No Ministério Público do Tocantins, o Lab.LD funcionará sob a coordenação do Gaeco.Para a Promotora de Justiça e coordenadora do Gaeco, Kátia Chaves
Gallieta, o LAB.LD vai facilitar a gestão de dados para a identificação
dos crimes de corrupção e daqueles que atentam contra a administração
pública e contra a ordem econômica.
Discorrendo acerca da importância da palestra e do implemento do LAB.LD, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, Procuradora-Geral de Justiça, afirma que é importante convergir discussões e aprendizados em torno da investigação criminal. Na oportunidade, a Procuradora comenta que o tema é oportuno principalmente no momento em que os Ministérios Públicos do País, assim como outras entidades de renome, estão em campanha pela manutenção de seu poder de investigar, constitucionalmente garantido, que a Proposta de Emenda Constitucional n° 37 (PEC 37) visa ceifar.
Encerrou a palestra o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e membro do Fórum de Combate à Corrupção do Tocantins (Focco-TO) , Fernando Malafaia que, após discorrer sobre algumas atuações do Fórum de Combate à Corrupção no Tocantins, citar nomes de entidades ligadas ao Fórum e comentar sobre a possibilidade de acesso a mais informações a respeito dele no site do MPE, ressaltou a importância da TI na contemporaneidade e salientou o interesse do TCE em firmar parceria com o MPE para o compartilhamento do Lab.LD.