1° Simpósio Brasileiro Contra a Impunidade
Junia Ferreira
No dia 24 de abril ocorrerá, na capital nacional, o 1° Simpósio Brasileiro Contra a Impunidade. O evento é promovido pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), em parceria com outras entidades.
O Simpósio terá início às 9h, no auditório Andrelino Bento Filho, localizado no Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, edifício sede do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), em Brasília.
Irão compor a mesa de debates o ministro Ayres de Brito, o professor Lênio Streck, o deputado Alessandro Molon, o senador Randolfe Rodrigues e o jornalista e palestrante Heraldo Pereira.
Na mesma data, às 15h, em frente ao Congresso Nacional, ocorrerá a mobilização nacional contra a impunidade e em defesa do poder investigatório criminal do Ministério Público e de outras instituições - poder este que a Proposta de Emenda Constitucional n° 37 (PEC37), em tramitação dede 2011, visa destituir.
Tocantins participativo
Comprometida com o movimento contra a aprovação da PEC 37, a Procuradora-Geral de Justiça (PGJ), Vera Nilva Álvares Rocha Lira, do Ministério Público do Tocantins (MP-TO), dispensa os Promotores de Justiça que queiram participar do Simpósio, com financiamento próprio,desde que não tenham agendadas atuações no Tribunal do Júri e audiências de réus presos.
Os Promotores também devem comunicar à PGJ e aos substitutos que se ausentarão para participar do evento. Vera Nilva alerta para que eles não se esqueçam de reservar hotéis com antecedência, já que o movimento é nacional e há previsão de participação massiva de representantes de todos Ministérios Públicos brasileiros.