Indústrias de gelo de Palmas passam por vistoria
Flávio Herculano
O Ministério Público Estadual (MPE) e a Vigilância Sanitária Municipal iniciaram, nesta quarta-feira, 20, uma série de vistorias às indústrias de gelo instaladas na cidade de Palmas, para averiguar as condições higiênico-sanitárias empregadas no processo produtivo. A primeira unidade vistoriada - Gelo Palmas, localizada na quadra 1.112 Sul - foi interditada e toda a sua produção será descartada, inclusive a que se encontra em pontos de venda. A empresa também responderá a processo administrativo.
Na Gelo Palmas, parte do processo industrial ocorria em quintal não cimentado, onde também havia entulhos. Ainda, equipamentos e fôrmas de gelo apresentavam ferrugem, sacos reutilizados eram empregados na embalagem dos produtos e o processo de manipulação não era adequado. Inclusive, uma pá de construção civil com resquícios de cimento era utilizada no ensacamento do gelo triturado, entre outras irregularidades. Segundo avaliação da chefe de divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária, Gizella Diniz Campos, são condições de produção que podem colocar em risco a saúde do consumidor.
O Procurador de Justiça José Omar de Almeida Júnior, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias (Caop) do Consumidor, acompanhou a operação. Segundo ele, o MPE reconhece o papel dos empresários enquanto geradores de renda e emprego, mas o bem-estar do consumidor é prioritário e, por isso, eles terão que promover as adequações necessárias.
A série de vistorias foi motivada por uma denúncia, feita ao MPE, contra a Gelo Palmas. Na manhã desta quarta, uma segunda empresa foi inspecionada, a Gelo Cristalino, localizada na quadra 912 Sul, onde a única irregularidade encontrada foi o Alvará de Licença Sanitária vencido.
Palmas conta com seis fábricas de gelo. Segundo a Vigilância Sanitária Municipal, todas estão com o Alvará de Licença Sanitária vencido. Além de passarem por esta vistoria, ao buscarem a renovação do alvará, as indústrias serão submetidas a uma inspeção mais minuciosa.