Empossados membro do CSMP e o coord. do Cesaf
Denise Soares
Em três sessões ocorridas na tarde desta segunda-feira, 24, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público Estadual deu posse a membro do Conselho Superior do Ministério Público Estadual (CSMP), elegeu e empossou o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf).
Clenan Renaut de Melo Pereira assume a vaga de conselheiro para o biênio 2013-2014 em substituição à Procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela Magalhães, que encerrou seu mandato no último dia 24. Desta vez eleito, Clenan reassume o posto, já que na condição de Procurador-Geral de Justiça compôs o Conselho como membro nato pelo período de quatro anos. "Hoje retorno com orgulho e alegria, porque ainda temos muito a dar aos membros do MP", disse o conselheiro.
Agradecendo aos membros e à equipe de servidores do Conselho, Leila Vilela ressaltou o empenho de todos e avaliou como positiva a atuação do órgão diante do volume de trabalho. "Dada a grandiosidade, o Conselho Superior é um órgão que precisa atuar da forma mais imparcial possível. E nós não temos deixado a desejar quanto aos atos deste Conselho", enfatizou a Procuradora de Justiça.
A Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, deu boas-vindas ao novo conselheiro e falou sobre os dois anos de atuação de Leila, a quem considerou como uma pessoa honrada e de muita coragem. "Foi um trabalho conduzido pelo seu entendimento, mas, acima de tudo, regido pelas nossas normas".
Eleição e Posse do Cesaf
A sessão do colegiado prosseguiu com a eleição do novo coordenador do Cesaf. Como candidato único, o Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior foi eleito por unanimidade ao posto, ocupado até então pela PGJ, Vera Nilva Álvares Rocha Lira. De imediato, foi dada a posse ao coordenador em virtude de compromissos já agendados fora do Estado.
Ao empossá-lo, Vera Nilva fez um relato sobre as ações desempenhadas pelo Cesaf ao longo dos últimos anos, principalmente quanto ao aperfeiçoamento dos membros e ao sucesso da Revista Jurídica, que hoje se encontra em sua 10ª edição. "Tentamos atender às principais demandas dos membros. A partir das necessidades verificadas, trouxemos renomados especialistas que ministraram cursos e oficinas, aprimorando, assim, o conhecimento dos integrantes do MP pra que pudessem atuar com mais segurança".
Vera Nilva também fez recomendações ao coordenador, que assume o posto com a incumbência de trabalhar a capacitação também dos analistas jurídicos, e apostou na excelência do seu desempenho. ¿Sei que vossa excelência tem o perfil que o Cesaf necessita¿, completou.
Prestigiaram as sessões a Promotora de Justiça de Porto Nacional Márcia Mirele Stefanello Valente, além de servidores do MPE.