Promotorias de Justiça de Arraias têm sede própria
Denise Soares
Há exatamente um ano e dois meses, firmava-se nesta cidade o compromisso do Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, de construir a sede própria das Promotorias de Justiça de Arraias, quando foi lançada a pedra fundamental da obra.
Na última terça-feira, 11, com uma grande festa, o povo arraiano comemorou a entrega do prédio público, que engrandece e fortalece as atividades do Ministério Público do Estado no município. A Promotoria de Justiça de Arraias era uma das 16 em todo o Estado, que até o ano de 2010, funcionava nas dependências do Fórum. Atualmente, apenas cinco estão nesta situação. O PGJ agradeceu a hospitalidade do Fórum da cidade por todos estes ano. ¿Agradecemos a acolhida e o valor que deram à nossa Instituição¿.
Pra que se tornasse realidade, a sede das Promotorias de Justiça contou com a colaboração e empenho de muita gente, entre elas, do filho da cidade, Promotor de Justiça Nilomar dos Santos Farias, o responsável pela intermediação com a prefeitura municipal para a doação da área. ¿Este prédio é a prova de que vale a pena sonhar. A obra atende os anseios do povo de Arraias¿, disse Nilomar.
Esta é a oitava Promotoria de Justiça que ganha sede própria desde 2010, todas construídas com recursos orçamentários do próprio Ministério Público do Estado (MPE). Como as demais, a Promotoria de Justiça de Arraias segue um projeto arquitetônico padronizado, porém adaptado à necessidade da Comarca, concebido para o desempenho das atividades ministeriais e com investimento de R$ 996.183,10.
Prestigiaram também a solenidade de inauguração, o prefeito municipal Wagner Gentil, o diretor do Fórum da Comarca, Juiz de Direito Márcio Ricardo Ferreira; o representante da OAB, Edi de Paula e Souza; a Defensora Pública, Kênia Martins Pimenta Fernandes; o Chefe de Gabiente Célio Sousa Rocha e o Promotor de Justiça titular da Comarca, João Neumann Marinho da Nóbrega, além de servidores federais, estaduais e municipais.
Homenagem
Na ocasião, Clenan Renaut de Melo Pereira assinou o ato que dá ao prédio, sede do MPE em Arraias, o nome de José Nunes de Carvalho, Promotor de Justiça no então norte goiano.
Histórico
Com as novas construções realizadas na atual gestão do Ministério Público, saltou de cinco para 15 o número de Promotorias de Justiça com sede própria no Estado. Desde 2010, já foram inauguradas as unidades de Araguaína, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Paranã, Miranorte, Taguatinga e Natividade, além de Arraias. Seguem em obras as Promotorias de Peixe e Guaraí. Os investimentos nas construções totalizam R$ 10.418.884,63.