Promotorias de Justiça de Porto Nacional ganham nova sede
Denise Soares
O Ministério Público do Estado (MPE), na cidade de Porto Nacional, está de casa nova. Nesta segunda-feira, 10, o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, fez a entrega das novas instalações das Promotorias de Justiça na cidade.
Bem localizada, com amplo espaço e oferecendo maior comodidade à população, servidores e membros, a nova sede marca mais uma conquista na estruturação física da Instituição. Durante a solenidade, a Promotora de Justiça Maria Natal de Carvalho Wanderley falou sobre a satisfação em com a construção do novo prédio "A instituição Ministério Público, dotado de grande credibilidade e respeito junto à comunidade portuense e distritos judiciários, necessitava de um espaço onde pudéssemos receber o público com a merecida dignidade", declarou.
Presente na solenidade, a Prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, destacou o crescimento da instituição nos últimos anos e a sua significância social. "O MP é fundamental para a sociedade, pois presta um serviço não só de fiscalização, mas de orientação para o setor público".
O PGJ relembrou as dificuldades do início de sua carreira, quando em 1990, ao ingressar no Ministério Público, atuou na Promotoria de Justiça de Porto Nacional. Segundo ele, as condições eram precárias e a Promotoria de Justiça ficava em um espaço cedido no mesmo prédio da Prefeitura Municipal. Entusiasmado, Clenan Renaut fez questão de fazer um breve relato de sua gestão e o esforço dispensado para melhorar as condições de trabalho. "Por muitos anos, as Promotorias de Justiça funcionaram em espaços cedidos nos fóruns das comarcas. Temos orgulho de dizer que, hoje, a realidade é outra. As Promotorias de Justiça do interior estão instaladas em sedes próprias ou alugadas", disse.
Ao fim da solenidade, os Promotores de Justiça e servidores renderam homenagens ao Procurador-Geral de Justiça, por meio da entrega de um presente e externando-lhe palavras de reconhecimento. "O senhor soube usar a caneta sempre pautado pelo bem da instituição e nunca mirando as necessidades particulares ou interesses de quem quer que seja".
A entrega das novas instalações de Porto Nacional foi acompanhada por autoridades locais como a Prefeita Municipal Tereza Martins, o chefe de gabinete da PGJ, Célio Sousa Rocha, dos Promotores de Justiça Abel Andrade Leal Júnior, Delveaux Vieira Prudente Júnior, Márcia Mirele Stefanello Valente e Maria Natal de Carvalho Wanderley, além de servidores e pessoas da comunidade.