José Omar recebe homenagem por sua atuação na Ouvidoria do MP-TO
Denise Soares
O ex-Ouvidor-Geral do Ministério Público Estadual (MPE), José Omar de Almeida Júnior, foi homenageado, no último dia 22, pelo Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), devido ao relevante trabalho em busca de uma instituição aberta, democrática e eficiente, prestado entre os anos de 2009 e 2012. A solenidade aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro.
Além de José Omar de Almeida Júnior, a homenagem estendeu-se a Marylene Barbosa Nobre, ex-Ouvidora do MP do Ceará. O Ouvidor-Geral do MP-RJ, Gianfilippo Pianezzola, entregou a Medalha da Ouvidoria, também, aos ex-Presidentes do CNOMP Mauro Flávio Ferreira Brandão e Abraão Júnior Miranda Coelho. Ainda recebeu a comenda o atual presidente do Conselho, Luiz Cláudio Varela Coelho.
Gianfilippo exaltou os homenageados e destacou a contribuição do Conselho dos Ouvidores-Gerais para o fortalecimento das ouvidorias. "O potencial da ouvidoria já está demonstrado, visto que ela funciona como uma grande ferramenta na promoção da cidadania", disse.
No discurso de agradecimento, José Omar falou sobre sua trajetória no Ministério Público, onde passou por diversos setores desde os 14 anos de idade, e destacou a satisfação de ter sido Ouvidor. "De todas as atividades, a mais prazerosa foi a de Ouvidor-Geral, pois pude interferir na tentativa de solucionar problemas", declarou.
A homenagem aconteceu durante a 15ª reunião do CNOMP, em que foram foram discutidos temas como Controle Interno, Modelos de Gestão Orçamentária e Financeira, Direitos Humanos e a experiência de pacificação em favelas cariocas.